Folha de S. Paulo


Órgão dos EUA impõe multa à Deloitte de US$ 8 milhões por auditoria da Gol

Sergio Moraes - 1º.jul.2015/Reuters
Avião da Gol Visto no aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro. 01/07/2015 REUTERS/Sergio Moraes
Avião da Gol visto no aeroporto Santos Dumont, no Rio

A agência norte-americana que regulamenta as empresas de auditoria impôs à subsidiária brasileira da Deloitte uma multa recorde de US$ 8 milhões.

Segundo a agência, a Deloitte foi punida por falsificar relatórios de auditoria envolvendo a empresa aérea Gol, alterar documentos e prestar falsos depoimentos durante uma investigação que revelou o que a agência descreve como sua "mais grave" constatação de irregularidades.

O Conselho de Fiscalização da Contabilidade de Empresas de Capital Aberto (PCAOB) também impôs sanções a 12 antigos sócios da empresa.

O caso da Deloitte Brasil é a primeira vez que o PCAOB acusa de fraude uma das quatro grandes empresas mundiais de auditoria.

Ao aceitar um acordo para encerrar o caso, a Deloitte Brasil admitiu ter violado padrões de controle de qualidade e não ter cooperado com a inspeção das autoridades norte-americanas e com a investigação subsequente.

"Trata-se do mais sério delito de conduta que já descobrimos. Houve acobertamento atrás de acobertamento atrás de acobertamento", disse Claudius Modesti, diretor de fiscalização do PCAOB.

Além da multa, a Deloitte aceitou ser submetida a monitoração independente e foi proibida de assinar com novos clientes até que cumpra as metas corretivas.

O PCAOB diz que a Deloitte estava ciente de que a Gol não tinha comprovação suficiente para sustentar "montante potencialmente importante de depósitos de manutenção" que estava reportando.

Os auditores da Deloitte também sabiam que a contabilidade da empresa estava sendo revisada em busca de declarações incorretas, mas ainda assim divulgaram seu relatório de auditoria e verificaram como corretas as informações financeiras prestadas pela companhia.

Em 2012, inspetores da PCAOB estudaram as auditorias da Gol durante sua revisão do trabalho da Deloitte Brasil. O sócio que respondia pela conta da Gol teria supostamente instruído sua equipe a alterar os documentos de trabalho.

Em uma conversa, o sócio disse a um colega que "qualquer prova que você tiver sobre isso, remova-a de sua máquina". "Tudo que você me contou, tudo que discutimos, nunca ocorreu", completou.

A Deloitte conduziu uma investigação interna, depois que os fiscais revelaram suas preocupações sobre documentos alterados, e foram localizados 70 documentos de trabalho alterados nas auditorias da Gol.

O PCAOB diz que os líderes da empresa também obstruíram os investigadores quando estes tentaram estudar o caso de um segundo cliente.

OUTRO LADO

Procurada pela Folha, a Gol disse, em comunicado, que "não há nenhum indício de benefício à companhia em decorrência dos itens indicados ou qualquer impacto dos mesmos em suas demonstrações financeiras".

Tradução de PAULO MIGLIACCI


Endereço da página: