Folha de S. Paulo


Delta corta previsão de lucro com novo contrato de trabalho de pilotos

Ric Feld/Associated Press
Avião da americana Delta decola do aeroporto Hartsfield Jackson, em Atlanta (EUA)
Avião da americana Delta decola do aeroporto Hartsfield Jackson, em Atlanta (EUA)

A Delta Air Lines anunciou nesta sexta-feira (2) que terá um impacto de meio bilhão de dólares no resultado do quarto trimestre, em razão de um novo contrato de trabalho aprovado por pilotos na quinta-feira, com aumentos retroativos ao início de 2016.

A Delta, a segunda maior companhia aérea americana por tráfego de passageiros, disse que pagará US$ 475 milhões em salários mais altos e participação nos lucros para pilotos, incluindo US$ 380 milhões relativos aos três primeiros trimestres do ano. Isso deve reduzir sua margem de lucro operacional em cerca de cinco pontos para entre 9,5% e 10,5%.

O acordo com os piloto aumenta os salários 30% até 2019.

Os pilotos comerciais americanos e europeus estão exigindo sua participação nos ganhos recentes das companhias aéreas, que reduziram os custos na última década para sobreviverem aos preços mais altos do petróleo e ao efeito negativo dos ataques de 11 de setembro de 2001 contra os Estados Unidos.

Excluindo o impacto do novo do acordo dos pilotos, a Delta disse que sua margem ficaria no topo da previsão anterior. A companhia disse que as tarifas médias estavam se estabilizando para voos dos EUA reservadas no último minuto, depois de terem caído por meses.


Endereço da página: