Folha de S. Paulo


Cliente ganha desconto para pagar dívidas em mutirão com 15 empresas

Joel Silva - 10.nov.2015/ Folhapress
SAO PAULO, SP BRASIL- 10-11- 2015 : Consumidores dentro de denda para renegocia dividas. no Memorial da America Latina, ABoa Vista SCPC realiza a partir desta terça-feira um grande mutirão de negociação das dívidas
Edição de 2015 do mutirão de negociação da Boa Vista SCPC, em São Paulo

O consumidor que vai usar o 13º para pagar dívidas terá, nesta semana, uma chance a mais de entrar 2017 com as contas em dia.

Até o sábado (3), 15 empresas —entre bancos, lojas e operadoras de telefonia— oferecerão descontos e parcelamentos para clientes dispostos a renegociar seus débitos.

13º SALÁRIO E O FIM DE ANO
Como usar e aplicar a renda extra
Notas de real de 13º salário

O mutirão organizado pela Boa Vista SCPC funciona das 10h às 19h, no Shopping Light, na região central.

Entre as empresas que participam da campanha estão Bradesco, Casas Bahia, Ponto Frio, Citi, NET, Claro, Embratel, Sky e Anhanguera Universidade.

Cerca de 60 mil famílias deverão comparecer ao mutirão. A expectativa é que sejam realizadas entre 30 mil e 42 mil renegociações —50% a 70% dos atendimentos—, segundo estimativa da organização do evento.

ORIENTAÇÕES

O consumidor interessado em comparecer ao mutirão deverá levar documento com foto (RG ou CNH) e o CPF. Com os documentos, será possível encontrar a dívida do cliente e conduzi-lo até o balcão da empresa para a tentativa de acordo.

Antes de aceitar a proposta, porém, o devedor deve calcular se a parcela renegociada caberá em seu bolso, orienta o economista da SCPC Flávio Calife.

"É importante já sair de casa sabendo quanto a família gasta para pagar as contas do mês", diz o especialista. Segundo Calife, metade das pessoas que refinanciam débitos voltam a ficar inadimplentes em um ano.

Todo ano, sempre igual

MAIS FLEXÍVEL

A crise econômica que o país enfrenta desde 2015 obrigará as empresas a serem mais compreensivas na hora de negociar condições para receber dívidas dos seus consumidores, diz Calife.

Prazos mais longos e parcelas menores são requisitos fundamentais para que o devedor de hoje tenha condições de honrar seus compromissos financeiros.

Diferentemente do endividado do período pré-crise, que acabava perdendo o controle das contas porque se esbaldava com a oferta de crédito fácil, o devedor de hoje precisa lidar com a redução do orçamento doméstico, provocada pelo desemprego na família, e com a persistência do aumento geral dos preços.

ÉPOCA DE NEGOCIAÇÃO

O penúltimo mês do ano é estratégico para a realização de mutirões de renegociação de dívidas. É nesse período que a maioria dos consumidores recebe o 13º salário.

A primeira parcela da gratificação costuma ser paga em 30 de novembro para os trabalhadores privados.

Segundo pesquisa da Boa Vista SCPC, 72% dos consumidores pretendem usar o 13º salário para quitar ou evitar dívidas. Desse total, 56% vão usar o dinheiro extra para acertas contas que deixaram de ser pagas neste ano.

Os demais (16%) reservarão a quantia para as contas do início de 2017, como IPTU, IPVA e matrícula escolar. "Os brasileiros costumam desejar chegar ao ano seguinte com a conta no azul", comenta Flávio Calife, da Boa Vista SCPC.

O destino do 13º

Acertando suas contas

Consumidor pode renegociar dívidas em mutirão da Boa Vista SCPC

VANTAGENS
As empresas participantes podem dar descontos e parcelar débitos

QUANDO
Até sábado (3 de dezembro), das 10h às 19h

ONDE
Estacionamento do Shopping Light, entrada pela rua Formosa, próximo ao metrô Anhangabaú

O QUE LEVAR
Documento com foto (RG ou CNH) e CPF

EMPRESAS PARTICIPANTES

>> Anhanguera Universidade
>> Ativos S.A.
>> Securitizadora de Créditos Gestão de Cobrança
>> Bradesco Cartões
>> Casas Bahia
>> Ponto Frio
>>Cetelem
>> Citi
>> NET
>> Claro
>> Embratel
>> Ipanema Credit Management
>> Sky
>> Recovery
>> Tribanco


Endereço da página:

Links no texto: