Folha de S. Paulo


Vitória de Trump derruba ações de empresas de energia limpa

A eleição do empresário Donald Trump fez ações de empresas de energia limpa —como eólica e solar— caírem nas Bolsas, enquanto os papéis de produtores de equipamentos pesados e de ferrovias subiram.

O índice S&P Global Clean Energy, que mede o desempenho de 30 companhias de energia limpa, caiu 4,84% na quarta (9), com a vitória de Trump. No mesmo dia, o S&P 500, que reúne 500 grandes empresas americanas, subiu 0,45%.

O bilionário diz não acreditar na mudança climática, fenômeno que, segundo ele, foi criado para favorecer os chineses. Durante a campanha, ele prometeu cancelar medidas para reduzir o consumo de combustíveis fósseis e ajudar a indústria do carvão voltar a crescer.

Diante da sinalização do republicano, foram beneficiadas ações como a da Caterpillar, que produz equipamentos para mineração.

EFEITO TRUMP - Bolsas

DÓLAR

Especulações sobre a política econômica a ser adotada pelo presidente eleito dos EUA levaram o dólar a uma onda de valorização em todo o mundo. Isso influencia a economia de países emergentes, como o Brasil, onde a já fraca recuperação da atividade pode ficar ainda mais lenta.

Os sinais iniciais, captados com o primeiro discurso de Trump após a vitória, sugerem que, no Brasil, a cotação da moeda americana deve ficar mais elevada e os juros vão cair em velocidade mais lenta, afirmam analistas.

O resultado dessa combinação é um estímulo menor à retomada da economia brasileira, que está há mais de dois anos em recessão. Nesta quinta (10), o dólar comercial à vista subiu 5% no Brasil, para R$ 3,36, a maior alta em oito anos (desde outubro de 2008) e Bolsa caiu 3,25%.

CÂMBIO - Variação de outras moedas em relação ao dólar, em %

-

Entenda a economia sob Trump

Quais são as promessas de Donald Trump para a economia americana?

Uma das críticas sofridas pelo republicano durante a campanha era o fato de não dar detalhes sobre o que vai fazer para a maior economia global. No seu discurso de vitória, ele prometeu investimento maciço em infraestrutura.

Durante a campanha, Trump prometeu ainda cortar impostos e reduzir a regulação do setor financeiro e das legislações ambiental e trabalhista.

Além disso, afirmou que vai renegociar o acordo de livre-comércio com México e Canadá e impor tarifas mais duras para os produtos chineses

Se as promessas não são claras, por que as Bolsas americanas bateram recorde?

A aposta dos investidores é que setores como banco, empresas de energia e farmacêuticas serão grandes beneficiárias das novas políticas. A história mostra, porém, que é preciso muita cautela nesses momentos. Frequentemente as promessas de campanha não viram realidade após a posse do presidente

Como fica o Brasil?

A grande questão é o que sairá do discurso para a prática. Nesta quinta-feira (10), o dólar foi mais afetado porque a grande preocupação foi se as políticas de Trump para infraestrutura não vão gerar inflação, o que levaria o BC dos EUA a subir os juros mais rapidamente, atraindo para os mercados americanos investimentos que hoje estão em emergentes


Endereço da página:

Links no texto: