Folha de S. Paulo


Brasil despenca em ranking de velocidade da internet 4G

Gustau Nacarino/REUTERS
BlackBerry vai terceirizar o desenvolvimento e design de seus smartphones
Cingapura tem a rede 4G mais rápida do mundo, segundo pesquisa

Apesar da melhora na velocidade, o Brasil caiu da 24ª para a 51ª posição em ranking da internet 4G mais rápida do mundo feito pela organização OpenSignal e divulgado na semana passada.

De acordo com o levantamento, as conexões feitas pelos brasileiros tinham em média 19,68 Mbps (megabits por segundo, medida de velocidade de transmissão). O desempenho foi melhor que o de 2015, quando a velocidade medida foi de 16 Mpbs.

A queda no ranking internacional ocorreu porque, em outros países, a melhora da internet móvel ocorreu de modo mais acelerado.

O levantamento é liderado por Cingapura. Usuários da cidade-Estado asiática registraram conexões com média de 45,86 Mbps. A Coreia do Sul (45,77 Mbps) ficou em segundo lugar, seguida de Hungria (40,61 Mbps) e Romênia (35,61 Mbps).

No extremo oposto da lista, estão Costa Rica (5,82 Mbps), Arábia Saudita (5,97 Mpbs), Índia (6,39 Mbps) e Filipinas (7,27 Mbps).

A Telebrasil, que representa as operadoras brasileiras, afirmou não saber por que o país caiu no ranking, mas que considera a velocidade apurada um bom desempenho, "acima da média mundial". A entidade disse ainda que o desempenho pode ser melhorado por meio de legislações municipais que facilitem a instalação de infraestrutura.

COBERTURA

A pesquisa também avaliou a disponibilidade da conexão 4G nos países. O critério usado foi a porcentagem de tempo em que os usuários conseguem usar a rede quando estão conectados pelo celular.

Nesse quesito, o melhor resultado foi o da Coreia do Sul (95,7% do tempo), seguida de Japão (92%), Lituânia (84,7%), Hong Kong (84,7%) e Holanda (84,1%).

O Brasil (com 53,86%) ficou apenas na 62ª posição –em 2015, era o 51º colocado na lista da organização.

Os piores resultados foram os de Sri Lanka (40,3%), Líbano (41,5%), Equador (42,6%) e Irlanda (43,5%).

Veja íntegra da nota da Telebrasil:

*

"A velocidade brasileira da banda larga 4G, apurada pela Open Signal, está acima da média mundial, que é de 17,4 Mbps. Desconhecemos as razões para a mudança de posição no ranking, mas o setor entende que a velocidade de 19,68 Mbps mostra um bom desempenho das redes brasileiras de banda larga móvel.

Esse desempenho pode ser melhorado a partir de alterações nas legislações municipais, que facilitem a instalação de infraestrutura, assim como fez Curitiba, na semana passada, adequando sua legislação para incentivar a expansão do 4G.

A expectativa do setor é de que a posse de novos prefeitos possa mudar a realidade brasileira, que hoje tem 300 leis municipais que dificultam e muitas vezes impedem a instalação de antenas, o que é fundamental para a melhoria da qualidade dos serviços móveis como um todo."


Endereço da página: