Folha de S. Paulo


Facebook alerta que crescimento vai desacelerar, e ações despencam

Dado Ruvic/Reuters
A man is silhouetted against a video screen with an Facebook logo as he poses with an Samsung smartphone in this photo illustration taken in the central Bosnian town of Zenica in a file photo taken August 14, 2013. Facebook Inc will buy fast-growing mobile-messaging startup WhatsApp for $19 billion in cash and stock, as the world's largest social network looks for ways to boost its popularity, especially among a younger crowd. REUTERS/Dado Ruvic/Files (BOSNIA AND HERZEGOVINA - Tags: BUSINESS TELECOMS) ORG XMIT: TOR903
As ações do Facebook caíram 6,9% após alerta de que o crescimento da empresa vai desacelerar

As ações do Facebook caíram mais de 6% nesta quarta-feira (2) depois que a companhia alertou que o crescimento da receita vai desacelerar neste trimestre, ofuscando um balanço positivo que ficou acima das expectativas de Wall Street.

Em uma teleconferência com analistas, o diretor financeiro do Facebook, David Wehner, disse que o crescimento dos ganhos com anúncios provavelmente vai diminuir "significativamente" devido a limites no número de anúncios que o Facebook pode colocar diante de seus clientes.

Ele também disse que 2017 será um ano de investimento agressivo, o que representará uma elevação substancial dos gastos.

As ações do Facebook caíram 6,9%, a US$ 118,45.

Apesar de o alerta sobre o quarto trimestre ter assustado alguns investidores, a empresa bateu as expectativas dos analistas em seu resultado do último trimestre.

Seu lucro líquido atribuído a acionistas quase triplicou na comparação com o mesmo período do ano anterior –foi de US$ 891 milhões para US$ 2,37 bilhões.

ANÚNCIOS MÓVEIS

Além disso, a empresa registrou um aumento de 55,8% na receita trimestral, com uma disparada em suas vendas de publicidade móvel.

A receita com propaganda móvel foi responsável por 84% do total de US$ 6,82 bilhões que o Facebook arrecadou com anúncios no terceiro trimestre, terminado em 30 de setembro, acima da fatia de 78% um ano atrás.

Analistas esperavam um total de rendimentos com anúncios de US$ 6,71 bilhões, de acordo com a empresa de pesquisas FactSet StreetAccount.

Mais de 90% dos usuários do Facebook entram na rede social via dispositivos móveis.

A receita total subiu de US$ 4,5 bilhões para US$ 7,01 bilhões, em comparação com estimativa média de US$ 6,92 bilhões, segundo a Thomson Reuters I/B/E/S.

A expectativa é que o Facebook gere cerca de US$ 22 bilhões em propaganda móvel em 2016, segundo a eMarketer, um aumento de cerca de 67% em relação a 2015. A receita total com anúncios deve aumentar para cerca de US$ 26 bilhões, um crescimento de cerca de 52%.


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