Folha de S. Paulo


Sony tem queda de quase 50% no lucro com efeito de terremoto

Thomas Peter/REUTERS
Logo da Sony em feira de tecnologia em Yokohama, Japão
Logo da Sony em feira de tecnologia em Yokohama, Japão

A Sony divulgou nesta terça-feira (1º) uma queda de 48% no lucro operacional do trimestre de julho a setembro, afetada por efeitos sobre sua divisão de sensores de imagem causados por danos provocados por um terremoto.

O lucro no segundo trimestre fiscal caiu para 45,7 bilhões de ienes (US$ 435,9 milhões), ante 88 bilhões um ano antes. Analistas esperavam 46,27 bilhões de ienes em média.

O resultado foi informado um dia após a Sony reduzir sua projeção de lucro para o ano todo em 10%, para 270 bilhões de ienes, principalmente devido a uma perda contábil de 33 bilhões de ienes pela venda de sua unidade de baterias.

As ações da Sony fecharam em queda de 0,7% antes da divulgação dos números, enquanto o índice japonês Nikkei encerrou com variação positiva de 0,1%.

A área de sensores continuou a sofrer no segundo trimestre, conforme uma importante fábrica afetada por uma série de terremotos no Japão em abril levou quase meio ano para se recuperar aos níveis pré-desastre.

A unidade é parte da divisão de semicondutores da Sony, que apresentou prejuízo operacional de 4,2 bilhões de ienes, ante lucro de 34,1 bilhões de ienes um ano antes.


Endereço da página:

Links no texto: