Folha de S. Paulo


Economia britânica cresce 0,5% no 3º tri e supera previsão de analistas

A economia britânica teve ligeira desaceleração no ritmo de crescimento no terceiro trimestre apesar da decisão do Reino Unido de deixar a União Europeia, reduzindo ainda mais as chances de um novo corte de juros pelo banco central na próxima semana.

O PIB (Produto Interno Bruto) cresceu 0,5% no período entre julho e setembro, abaixo do crescimento de 0,7% visto no segundo trimestre, mas confortavelmente acima da expectativa de 0,3% em pesquisa da Reuters.

"Há pouca evidência de um efeito pronunciado na sequência imediata da votação", disse o economista-chefe da Agência para Estatísticas Nacionais, Joe Grice, acrescentando que o crescimento foi em linha com o padrão desde 2015.

A indústria de serviços, dominante no Reino Unido, foi a responsável por todo o crescimento, ajudada por um boom no setor de cinema e televisão, com os últimos lançamentos da série Jason Bourne e Star Trek chegando às telas, juntamente com outros blockbusters.

A libra atingiu a máxima de uma semana ante o dólar após os dados, e o rendimento dos títulos públicos de 10 anos atingiu o maior nível desde o plebiscito sobre a permanência na União Europeia, com os investidores descontando a chance de um corte nos juros pelo banco central em 3 de novembro

Na comparação com o terceiro trimestre do ano passado, o crescimento acelerou para 2,3%, ritmo mais forte em mais de um ano, de acordo com os dados preliminares da agência nacional.


Endereço da página:

Links no texto: