Folha de S. Paulo


BC alerta para prazo na contratação de câmbio para quem repatriar dinheiro

O Banco Central alertou nesta quarta-feira (26) que os declarantes de patrimônio ilegal no exterior que pretendem aderir à repatriação não deixem o pagamento da multa e do imposto devidos para o último dia de prazo, 31 de outubro.

Se isso acontecer, de acordo com a autoridade monetária, pode não haver tempo para completarem a operação caso queiram usar parte desse próprio valor que possuem ilegalmente no exterior para pagarem a penalidade e o Imposto de Renda.

Isso porque uma contratação de câmbio pode levar até dois dias, ou seja, se o declarante só fizer isso no dia 31 de outubro, pode não ter disponível o montante necessário em moeda brasileira para acertar as contas com o Fisco.

"Os declarantes que desejam utilizar os recursos mantidos no exterior para pagar o imposto e a multa devem prestar atenção para que os valores em reais estejam disponíveis no país a tempo de efetuar o pagamento. Além do prazo de até dois dias úteis para liquidação do contrato de câmbio, existem procedimentos cadastrais a cargo das instituições financeiras", diz nota enviada pelo BC hoje.

A autoridade monetária informou ainda que, por causa da repatriação, mudou o horário de encerramento do registro das operações de câmbio das 19h para as 23h no período entre os dias 26 e 31 de outubro.


Endereço da página:

Links no texto: