Folha de S. Paulo


Samsung amplia recall de celulares Galaxy Note 7 nos EUA

Getty Images
Samsung fez recall de todas as unidades já vendidas do Galaxy Note 7
Samsung fez recall de todas as unidades já vendidas do Galaxy Note 7

A Samsung ampliou nesta quinta-feira (13) a retirada do mercado americano dos smartphones Galaxy Note 7, que apresentou problemas de superaquecimento da bateria e casos de incêndio em aparelhos.

A empresa incluiu no recall os celulares que já tinham sido substituídos em um programa anterior, quando o problema começou a ser detectado. O anúncio, replicado pela Comissão de Proteção dos Consumidores (CPSC), informou que 1,9 milhão de dispositivos serão retirados de circulação, sendo que a substituição de um milhão deles já tinha sido anunciada em 15 de setembro.

"Os consumidores deverão deixar de usar imediatamente e desligar todos os telefones Galaxy Note 7, incluindo os dispositivos Note 7 que foram entregues em substituição" após o recall anterior, disse a instituição em comunicado.

No início da semana, a Samsung declarou que também suspenderia a produção de seu principal dispositivo.

A companhia sul-coreana anunciou a retirada de 2,5 milhões de Note 7 em dez mercados após várias denúncias de baterias pegando fogo enquanto carregavam, mas a medida não foi suficiente já que celulares entregues na substituição também apresentaram defeito.

Nesta quinta-feira, a Samsung informou em comunicado publicado por sua sede nos Estados Unidos que oferecerá um crédito de US$ 100 (R$ 318) aos clientes que optarem por trocar o Note 7 por outro dispositivo Samsung.

"Temos o compromisso de fazer tudo o que podemos para resolver isso de forma correta", afirmou a empresa.

RESULTADOS FINANCEIROS

No terceiro trimestre, a empresa prevê agora um resultado operacional de 5,2 trilhões de wons (4,17 bilhões de euros), contra 7,8 trilhões de wons anunciado na sexta-feira (7).

O grupo diminuiu igualmente suas previsões de volume de negócios em 4%, a 47 trilhões de wons.

Na terça-feira (11), a empresa sofreu a maior queda de suas ações em apenas um dia, com uma desvalorização de 8%. O grupo perdeu 15,4 bilhões de wons de sua capitalização na Bolsa.

Kim Hong-Ji/Reuters
An employee helps customers purchase a Samsung Electronics' Galaxy Note 7 new smartphone at its store in Seoul, South Korea, September 2, 2016. REUTERS/Kim Hong-Ji/File Photo ORG XMIT: RPA104
Empresa sul-coreana está fornecendo crédito para clientes que optarem por manter um celular da marca

NO BRASIL

De acordo com a Samsung, o cliente no Brasil que tiver o Galaxy Note 7 pode ter o dinheiro de volta ou trocá-lo por outro aparelho da marca.

Caso o produto tenha um valor inferior ao Note 7, o usuário fica com crédito para comprar acessórios da marca e outros produtos da companhia —como fones de ouvido e bateria extra.

A Samsung afirma que o produto ainda não foi comercializado no Brasil. Caso o consumidor tenha adquirido o Galaxy Note 7 fora do país e queira mais informações a respeito do tema, a empresa pede que entre em contato com a atendimento ao consumidor pelo telefone: 4004-0000 (capitais) e 0800-124-421 (demais cidades).


Endereço da página:

Links no texto: