Folha de S. Paulo


Para ministro, queda da produção industrial em agosto preocupa

O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Marcos Pereira, lamentou nesta terça-feira (4) a queda da produção industrial brasileira em agosto, o maior recuo desde janeiro de 2012.

Segundo ele, o resultado causou "preocupação" no governo federal, que aposta em uma melhora nos indicadores industriais até o final do ano.

"Houve certa preocupação, porque estamos trabalhando para que os números voltem a crescer. É bem verdade que a crise que recebemos no país é bem aguda e profunda", disse. "Eu quero crer que até o final do ano e começo do próximo ano esses números já sejam melhores", acrescentou.

Em relação ao mesmo mês do ano passado, a queda foi de 5,2%, diante da expectativa de recuo de 4,8%. Na comparação mensal, a produção industrial teve um tombo de 3,8%, redução maior que a esperada pelo mercado, de 3,2%. No ano, a produção industrial acumula queda de 8,2%.

O ministro participou nesta terça-feira de reunião com entidades empresariais e centrais sindicais para discutir uma pauta de medidas para geração de emprego e renda.

O objetivo do grupo é discutir iniciativas em infraestrutura, exportações e negócios. Segundo ele, o objetivo é levar para o governo federal e para o Congresso Nacional sugestões em temas como acordos de leniência e venda de terras para estrangeiros.


Endereço da página:

Links no texto: