Folha de S. Paulo


Uber registra prejuízo de US$ 1,2 bilhão no primeiro semestre

Kai Pfaffenbach/Reuters
Uber registra prejuízo de cerca de US$ 1,2 bilhão no primeiro semestre
Uber registra prejuízo de cerca de US$ 1,2 bilhão no primeiro semestre

O Uber registrou prejuízo de cerca de US$ 1,2 bilhão no primeiro semestre de 2016, de acordo com uma pessoa informada sobre os dados financeiros da empresa, que falou sob a condição de que seu nome não fosse mencionado. Mais de metade desse prejuízo, ou cerca de US$ 750 milhões, ocorreu no segundo trimestre do ano, segundo a fonte.

Um porta-voz do Uber se recusou a comentar. A Bloomberg havia reportado anteriormente sobre a situação financeira do Uber.

Os números indicam as dificuldades que o Uber e as empresas de seu segmento enfrentam para construir suas marcas e tentar se expandir em todo o mundo. Porque o Uber iniciou operações em diversas cidades do mundo, precisou gastar para recrutar motoristas, divulgar seus serviços e enfrentar as autoridades regulatórias e as companhias de táxis estabelecidas. A empresa também pagou incentivos a motoristas e passageiros, em forma de subsídios.

Como resultado, o Uber vem arrecadando capital em ritmo intenso. A empresa, avaliada pelos investidores em mais de US$ 62 bilhões, vem realizando rodadas de capitalização da ordem de bilhões de dólares em intervalos de uns poucos meses. Em junho, ela obteve US$ 3,5 bilhões do Fundo de Investimento Público da Arábia Saudita, um dos maiores investimentos isolados já realizados em uma empresa de tecnologia de capital fechado.

Boa parte do pesado prejuízo do Uber no primeiro semestre foi atribuída ao pagamento de subsídios pela empresa para atrair passageiros e motoristas, especialmente na China, de acordo com duas pessoas informadas sobre a situação. O Uber passou os dois últimos anos travando uma guerra contra a Didi Chuxing, a empresa local que domina o mercado chinês de serviços de carros. As duas companhias gastaram bilhões de dólares subsidiando corridas na esperança de ampliar sua fatia de mercado.

A empresa apresentou crescimento substancial de receita no segundo trimestre deste ano, informou a fonte, o que inclui alta de 31%, para mais de US$ 5 bilhões, no faturamento do período —um método de cálculo que inclui no faturamento total o dinheiro pago aos motoristas.

A receita líquida, ou seja, o montante que o Uber recebe depois de pagar os motoristas, foi de cerca de US$ 960 milhões no primeiro trimestre e subiu a US$ 1,1 bilhão no período seguinte, disse a fonte.

Tradução de PAULO MIGLIACCI


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