Folha de S. Paulo


Privatização da Cedae será avaliada em reunião do PPI, diz Moreira Franco

Celso Barbosa/Futura Press/Folhapress
Rompimento de tubulação causado por escavadeira alagou ruas em Campo Grande, Rio de Janeiro
Rompimento de tubulação causado por escavadeira alagou ruas em Campo Grande, Rio de Janeiro

Além de projetos relacionados ao governo federal, a primeiro e reunião do programa de concessões de infraestrutura vai analisar proposta de privatização da Cedae, a companhia de saneamento do estado do Rio.

De acordo com o secretário do Programa de Parcerias e Investimentos (PPI), Moreira Franco, o modelo de concessão da companhia "já está bem estudado" e o próximo passo é definir o modelo de financiamento do BNDES.

Proposta apresentada pelo banco ao governo do estado na semana passada prevê fatiar as atividades da companhia.

A Cedae permaneceria com a captação e tratamento de água e outras concessionárias privadas seriam responsáveis pela distribuição da água e pelos serviços e esgoto.

O governo do Rio já comunicou ao governo federal que tem interesse no modelo e, segundo Moreira Franco, "tudo indica" que a proposta será levada pelo BNDES à primeira reunião do PPI.

Ele não quis fazer projeções sobre o valor da concessão.

A reunião seria realizada em 25 de agosto, mas foi adiada pra depois do dia 7 de setembro por causa da votação do impeachment e da viagem do presidente interino, Michel Temer, à China, para reunião do G20.

Moreira Franco voltou a dizer que o governo avaliará propostas de concessão de portos, aeroportos, rodovias e ferrovias.

Ele não quis citar quais são, alegando que o anúncio será feito por Temer após a reunião.

Em parceria com o BNDES, o governo planeja apresentar o modelo a outros estados que queiram privatizar o sistema de saneamento básico.


Endereço da página:

Links no texto: