Empresários que uniram o desejo da alimentação saudável à praticidade das marmitas estão faturando até R$ 10 milhões com menus frescos e congelados entregues em casas e no trabalho.
Eduardo Dimand, 33, criou a Pronto Light depois de procurar, e não encontrar no mercado, um serviço semelhante para ele. "Tinha um conceito claro: um negócio de alimentação saudável e personalizado", diz.
Além dos kits e pratos prontos, a empresa oferece a opção de montar um programa com até seis refeições.
No começo, a produção era informal e o marketing, boca a boca. Com mais dois sócios, Dimand formalizou o negócio e abriu uma cozinha.
Após investimento de R$ 1,5 milhão no ano passado, a Pronto Light tem 60 funcionários e uma carteira com 41 mil clientes, com gasto médio de R$ 350 por pedido.
Segundo Dimand, o faturamento em 2015 foi de R$ 10 milhões e o objetivo este ano é manter o patamar.
Depois de contar com indicações dos clientes para expandir, Dimand agora quer investir em marketing.
"A gente tem alguns desafios, entre eles mostrar que os cardápios têm um valor acessível e que funciona para qualquer um que queira comer bem e não apenas para aqueles que querem perder peso", afirma.
No caso da All Light Gourmet, que oferece menus frescos entregues diariamente, a carteira de clientes conta com idosos. "Muitos filhos procuram os cardápios porque os pais possuem restrições alimentares e eles não têm quem cozinhe", conta a sócia-fundadora Cacau Melo, 37.
Além dos cardápios, que custam até R$ 70 e contam com refeições para todo o dia (exceção ao café da manhã), a empresa tem uma linha de menus congelados e de produtos vendidas em mercados -os menus frescos, porém, representaram 65% do faturamento de quase R$ 3 milhões em 2015.
"A ideia é crescer no mercado de congelados. O menu fresco é mais complexo. Nós abrimos a cozinha às 5h e começamos as entregas às 9h30", conta Melo.
Segundo Alexandre Van Beeck, da consultoria de negócios GS&AGR, conseguir organizar o processo de produção é a maior dificuldade dos negócios. "É preciso atentar-se à escolha do fornecedor, como o alimento é transportado até a empresa, armazenado e exposto", explica.
PARA CRIANÇAS
A alimentação saudável fora de casa também é assunto entre pais que se preocupam com o que os filhos comem. Para atender essa demanda, Evelyn Ofugi, 33, criou a Bentô Kids, que oferece lancheiras saudáveis para crianças.
O kit quinzenal custa cerca de R$ 85 e as lancheiras são entregues semanalmente com alimentos orgânicos. Ofugi diz que chegou a atender 250 clientes contando apenas com a ajuda de uma ajudante de cozinha.
Este ano, ela aumentou a equipe para entrar no setor de alimentos para cantinas escolares. Utet que volore