Folha de S. Paulo


Aneel suspende até fim de setembro cobrança bilionária da Eletrobras

Apu Gomes - 9.fev.2015/Folhapress
CAPITOLIO, MG, BRASIL, 09-02-2015, 16h00: USINA HIDRELETRICA DE FURNAS. Usina Hidreletrica de Furnas, em Capitolio, que esta com o lago abaixo do nivel normal devido a seca, e se baixar mais 2 metros a usina hidreletrica parara seu funcionamento. (Foto: Apu Gomes/Folhapress, Mercado ) *** EXCLUSIVO*** digitalização
Usina hidrelétrica de Furnas, em Capitólio (MG)

A diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou nesta terça-feira a suspensão até 30 de setembro de uma cobrança de mais de R$ 2 bilhões da Eletrobras.

A estatal foi condenada em maio a pagar o montante devido a irregularidades apontadas na gestão de um fundo de recursos do setor elétrico.

A Eletrobras alegou que a Lei nº13.299, sancionada em junho, deu espaço para que ela deixe quitar imediatamente a os valores. A lei, resultante da conversão da Medida Provisória 706/15, contém um trecho que autoriza da Eletrobras a restituir eventuais valores retidos de fundos setoriais "até o ano de 2026".

A Aneel vai agora avaliar em maiores detalhes o pleito da Eletrobras, que originalmente precisaria devolver os recursos bilionários ao fundo setorial ainda neste mês.

A decisão da agência, em medida cautelar, foi tomada durante reunião semanal da diretoria colegiada em Brasília.


Endereço da página: