Folha de S. Paulo


Petrobras paralisa atividades em plataforma da Bacia de Campos

Leo Pinheiro - 21.abr.2006/Valor/Folhapress
RIO DE JANEIRO, RJ, 21.04.2006: PETROBRAS-RIO - Campo petrolífero de Albacora Leste, na Bacia de Campos no Rio de Janeiro. Plataforma de Petróleo P-50, auto suficiência da Petrobras. (Foto: Leo Pinheiro/Valor/Folhapress)LEGENDA DO JORNALPlataforma de petróleo P50 da Petrobras no campo de Albacora Leste, bacia de Campos
Plataforma de petróleo da Petrobras no campo de Albacora Leste, na bacia de Campos

A Petrobras paralisou as operações da plataforma P-62, instalada no campo de Roncador, na Bacia de Campos, após um incêndio ocorrido na noite de terça-feira (26).

De acordo com dados da ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis), a unidade produziu, em maio, uma média de 51.784 barris de petróleo e 2,477 milhões de metros cúbicos de gás natural por dia.

Os volumes equivalem a 2,1% da produção nacional de petróleo e 2,4% da produção nacional de gás registradas naquele mês.

De acordo com o Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense (Sindipetro-NF), o incêndio ocorreu no teto do convés do meio da plataforma, em local por onde passam cabos elétricos. Não houve feridos.

"Esta é uma mostra de que a política de insegurança da empresa, além de riscos para o trabalhador, leva a prejuízos para a companhia", disse a entidade, em nota.

A P-62 está instalada a 120 quilômetros da costa. A Petrobras diz que "imediatamente foram adotadas ações de resposta à emergência, com parada segura da unidade marítima".

"Todas as medidas para apuração das causas e restabelecimento seguro da produção estão sendo tomadas", disse a empresa, em nota enviada à Folha, na qual afirma que não houve danos a pessoas nem ao meio ambiente.

A empresa informou que as autoridades competentes foram comunicadas.


Endereço da página: