Folha de S. Paulo


Taxa de financiamento do BNDES será mantida em 7,5% ao ano

Sergio Moraes - 10.ago.2015/Reuters
The headquarters of Brazilian Development Bank (BNDES) is pictured with the headquarters of oil company Petrobras reflected on its facade in downtown Rio de Janeiro, Brazil, August 10, 2015. To match BRAZIL-ECONOMY/INVESTMENTS REUTERS/Sergio Moraes/Files ORG XMIT: SMS101
A sede do BNDES, no centro do Rio

A taxa de juros que serve de referências para os empréstimos do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) foi mantida em 7,5% ao ano pelo CMN (Conselho Monetário Nacional) nesta quinta-feira (30). A TJLP (Taxa de Juros de Longo Prazo) está nesse patamar desde o início de 2016.

A taxa valerá para o período de 1º de julho a 30 de setembro de 2016. A TJLP é fixada no final de cada trimestre pelo CMN, que decide o percentual que valerá nos três meses seguintes.

A TJLP ficou em 5% ao ano durante os anos de 2013 e 2014 e foi elevada gradualmente durante o ano de 2015, como parte do ajuste fiscal do governo federal, que pretendeu reduzir os gastos do Tesouro Nacional com subsídios a financiamentos feitos por meio do BNDES.

O CMN é formado pelo Banco Central e pelos ministérios da Fazenda e do Planejamento. A TJLP é calculada a partir de dois parâmetros, a meta de inflação e o prêmio de risco.

Com a manutenção da TJLP em 7,5%, o governo mantém a taxa em juros reais negativos, ou seja, menor do que a inflação. Em 12 meses, o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) está em 9,32%.


Endereço da página: