Folha de S. Paulo


Governo quer consultor Vicente Falconi para presidir conselho da Eletrobras

Patrícia Stavis/Folhapress
Consultor Vicente Falconi é indicado para a presidência do conselho da Eletrobras
Consultor Vicente Falconi é indicado para a presidência do conselho da Eletrobras

O ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho, confirmou nesta quinta-feira (30) a indicação do consultor Vicente Falconi para a presidência do conselho da administração da Eletrobras, hoje presidido pelo engenheiro Wagner Bittencourt.

Segundo Coelho Filho, a nomeação de Falconi faz parte de um esforço para melhorar a gestão da empresa, cujas ações foram suspensas da Bolsa de Nova York por atraso na entrega de documentos financeiros.

"É um símbolo da gestão que queremos fazer na empresa", afirmou o ministro, em entrevista depois de participar de evento sobre energia solar no Rio. O governo já indicou para presidir a estatal Wilson Ferreira Junior, que comandava a empresa de energia CPFL.

Falconi é proprietário de uma consultoria especializada em gestão, a Falconi Consultores de Resultados. Coelho Filho diz que o governo trabalha para definir a nova diretoria da estatal.

SITUAÇÃO DA ELETROBRAS

A situação da estatal de energia Eletrobras, que enfrenta prejuízos bilionários desde 2012, é "insustentável" e exigirá uma revisão do tamanho e do papel da empresa no país, afirmou nesta sexta-feira (10) o ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho.

Ele adiantou que o governo prepara um plano de vendas de ativos da companhia que deverá começar com empresas de distribuição e fatias minoritárias em usinas e linhas de energia.

O ministro negou, no entanto, que existam planos neste momento para vender as maiores subsidiárias da estatal que atuam em geração e transmissão de energia -Furnas, Chesf, Eletronorte e Eletrosul.

Com Reuters


Endereço da página:

Links no texto: