Folha de S. Paulo


Tecnologia reduz tempo até o embarque em aeroportos do Brasil

O aeroporto do Galeão tem agora 19 portas de controle automático de passageiros ao embarque, que utiliza código de barras. A novidade dá vazão a um fluxo de 50 passageiros por minuto nos terminais 1 e 2 do aeroporto.

O aeroporto também adotou os chamados e-gates para controle eletrônico de passaporte, exclusivos para os novos documentos com chip. O equipamento é integrado a um software da Polícia Federal, que monitora em tempo real a segurança local.

Guarulhos foi o primeiro aeroporto da América do Sul a ter o controle de acesso de passageiros por código de barras, em maio de 2014. O sistema está disponível em todos os quatro terminais e, segundo a concessionária GRU Airport, reduz o tempo de controle entre 15% e 20%.

Infraestrutura conectada
Veja notícias do especial da Folha

Conhecido como BCBP (Bar Coded Boarding Pass), o sistema verifica constantemente a necessidade de mais atendentes no local e controla o fluxo de passageiros na área de embarque.

No Aeroporto de Guarulhos, os e-gates estão concentrados no Terminal 3. Além de escanear os passaportes, eles também fazem o reconhecimento biométrico facial do passageiro.

Segundo a concessionária, o sistema reduz o tempo médio do procedimento de três minutos para apenas 30 segundos.

Outra novidade é um aplicativo de geolocalização para celular, que permite ao passageiro navegar pelo aeroporto com um mapa que indica o tempo de deslocamento a pé até restaurantes, lojas e as filas de embarque.


Endereço da página:

Links no texto: