Folha de S. Paulo


Disney inaugura seu 1º parque temático na China

A Disney abriu os portões de seu primeiro parque temático na China, levando milhares de fãs do Mickey a correrem para serem os primeiros a entrar na caverna Treasure Cove, fazer rafting nos Roaring Rapids ou visitar o castelo mais alto da Disney.

Maior investimento da Disney no exterior, o parque de US$ 5,5 bilhões é uma aposta na classe média chinesa e no turismo doméstico em expansão. A empresa americana espera que a nova atração compense o desempenho morno do negócio internacional de parques temáticos, conhecido por instalações de grandes custos como a Euro Disney.

"Este é um dos momentos mais empolgantes e de maior orgulho da história da Walt Disney Company", disse o diretor-executivo, Bob Iger, na cerimônia de inauguração nesta quinta-feira, na qual esteve acompanhado de autoridades do governo chinês.

Iger e o vice-premiê chinês, Wang Yang, leram cartas de apoio do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e do presidente chinês, Xi Jinping.

Mas nem tudo saiu como o planejado.

A festa de gala de abertura, que deveria ser um espetáculo de fogos de artifício, música ao vivo e dança, foi prejudicada pela chuva na noite de quarta-feira, e no parque da Disney de Orlando, na Flórida, um menino foi morto por um jacaré.

Mas a companhia vê a China como sua maior oportunidade desde que Walt Disney comprou terras na Flórida nos anos 1960 para erguer o que hoje é o Walt Disney World —o parque temático mais visitado do mundo.

Tendo isso em mente, a Main Street foi substituída pela Mickey Avenue para diminuir o toque americano, e entre as atrações há uma casa de chá de estilo chinês chamada Wandering Moon, um jardim temático do zodíaco chinês e um musical sobre Tarzan com acrobatas locais.

A Disney estima que 330 milhões de pessoas em um raio de três horas de distância de Xangai poderão ir ao parque —entre elas Zhao Qiong, de 36 anos, uma das primeiras visitantes desta quinta-feira, que levou a filha de quatro anos.

"Desde pequena minha filhinha sempre adorou as princesas da Disney, então eu quis trazê-la ao parque para realizar seu sonho", contou ela à Reuters.

RIVAL CHINÊS

O parque da Disney em Xangai abre com um rival de peso. No final de maio, o magnata chinês Wang Jianlin inaugurou o Wanda City, de 2 quilômetros quadrados de superfície, situado em Nanchang, sudeste da China. O complexo inclui um imenso centro comercial com cinemas interativos, junto a um parque temático de 80 hectares, equipado com "as mais altas e rápidas montanhas russas" da China, e um vasto aquário.

O projeto representou um investimento de 22 bilhões de yuans (US$ 3,353 bilhões), segundo um comunicado do grupo, que espera atrair mais de 10 milhões de visitantes por ano.

O Wanda busca competir com a Disneyland com alternativas de "cor local". Depois do aberto em Nanchang neste sábado, o grupo chinês prevê construir outros seis parques na China, em cidades de tamanho médio, nos próximos três anos, e chegar a 15 até 2020.


Endereço da página:

Links no texto: