Folha de S. Paulo


Serra diz que previsão de crescimento do governo é de 2% para 2017

Pedro Ladeira - 25.mai.2016/Folhapress
BRASILIA, DF, BRASIL, 25-05-2016, 18h00: Os ministros Raul Jungmann (Defesa), Jose Serra (MRE), o secretário da Receita Jorge Rachid, o Diretor Geral da Polícia Federal (PF) Leandro Daiello e o diretor geral da ABIN Wilson Roberto Trezza, durante coletiva de imprensa após reunião com o presidente interino Michel Temer para tratar sobre segurança nas fronteiras. No palácio do planalto. (Foto: Pedro Ladeira/Folhapress, PODER)
O ministro da Relações Exteriores José Serra no palácio do planalto

O governo está prevendo um crescimento de 2% no próximo ano, segundo o ministro das Relações Exteriores, José Serra. Para chegar a esse número, Serra diz contar com a melhora das expectativas sobre a economia brasileira, o que poderia impulsionar o consumo e os investimentos.

Até o momento, a equipe econômica do governo interino de Michel Temer não fez nenhuma projeção sobre o crescimento do país.

A última previsão disponível foi feita pela Fazenda ainda sob o comando de Nelson Barbosa, às vésperas do afastamento de Dilma Rousseff da Presidência. A projeção era de crescimento de 1% em 2017, metade do que prevê Serra.

PIB do Brasil
Resultados do 1º tri.2016
painel da bolsa de valores brasileira

O ministro avalia que as medidas econômicas tomadas pelo governo serão responsáveis por elevar o ânimo do brasileiro, influenciando as expectativas, culminando a retomada do crescimento.

Uma dessas medidas é a mudança no regime de exploração do pré-sal. Serra é autor do projeto de lei que retira as obrigações da Petrobras de ser a operadora única do pré-sal e participar com um mínimo de 30% dos investimentos. A matéria já passou no Senado e agora está na Câmara.

"Creio que uma aprovação rápida contribui para a economia, inclusive pelo lado das expectativas. [] A simples mudança de expectativa ajuda na recuperação da economia, que é o que já está acontecendo. A gente prevê que no ano que vem cresçamos 2%. Para mim, o principal fator é esse [expectativa]", afirma.

A declaração de Serra foi dada durante uma defesa que o ministro fez do projeto de lei na comissão que avalia a mudança nas regras de exploração do pré-sal.


Endereço da página:

Links no texto: