Folha de S. Paulo


Emprego nos EUA patina e faz dólar cair e Bolsa subir

Shannon Stapleton - 18.abr.2016/Reuters
Greve de um mês na Verizon deprimiu o crescimento de emprego em 34 mil vagas
Greve de um mês na Verizon deprimiu o crescimento de emprego em 34 mil vagas

No que foi visto como um sinal de que a recuperação econômica nos EUA ainda é débil, o governo americano divulgou alta de apenas 38 mil empregos em maio, a menor em cinco anos.

A avaliação de que isso levará o Fed (banco central dos EUA) a postergar um aumento de juros animou o mercado financeiro no Brasil.

A elevação de juros nos EUA atrairia capital para aquele país, aumentando a procura por dólares e elevando a cotação da moeda americana em outros países.

Com a perspectiva de que essa alta seja adiada, o dólar perdeu valor ante a maior parte das moedas nesta sexta (3). No Brasil, fechou em queda de 1,7%, retornando ao patamar de R$ 3,52.

Criação de vagas de emprego nos EUA - Em mil

A Bolsa também se beneficiou da má notícia do mercado de trabalho americano: o Ibovespa subiu 1,47%, acima dos 50 mil pontos.

Com a desvalorização do dólar, os papéis brasileiros ficam mais atraentes para os investidores.

O volume negociado na Bolsa, porém, se manteve baixo, R$ 5,5 bilhões.

HUMOR NO BRASIL

Segundo analistas, o cenário externo se sobrepôs ao interno nesta sexta-feira.

Entretanto, permanece o otimismo no mercado doméstico após o governo do presidente interino, Michel Temer, ter conseguido a aprovação da DRU (que dá mais liberdade para o governo decidir sobre gastos) em primeira votação na Câmara.

Os juros futuros e o CDS (credit default swap) do país, indicadores da percepção de risco da economia brasileira, também caíram.

A possível aceleração do processo do impeachment da presidente Dilma Rousseff também anima investidores.

Desemprego nos EUA - Em %

EMPREGO NOS EUA

A taxa oficial de desemprego caiu de 5% para 4,7% no período, mas a queda foi causada principalmente por americanos que saíram da força de trabalho.

Os números do emprego em maio foram afetados pela greve que paralisou mais de 35 mil trabalhadores da Verizon -os quais, pelos critérios do Departamento do Trabalho, foram considerados como desempregados no cômputo de maio.

Por outro lado, houve boa notícia em relação aos salários. O pagamento médio por hora voltou a subir, em 0,2%, com ganho acumulado de 2,5% no ano.

O comitê de política monetária do banco central dos EUA tem suas três próximas reuniões regulares marcadas para a metade deste mês, o final de julho e o setembro.

Os investidores descartaram completamente a possibilidade de uma alta dos juros em junho, depois dos mais recentes indicadores. Em relação a setembro, a probabilidade de aumento estimada por analistas caiu de cerca de 65% para 50%.

Um indicador mais amplo de desemprego, que incluiria as pessoas que desistiram de procurar emprego e aquelas que se acomodaram a postos de tempo parcial por não conseguirem encontrar empregos de período integral, se manteve inalterado em 9,7%.

Tradução de PAULO MIGLIACCI

Com EULINA OLIVEIRA, de São Paulo


Endereço da página:

Links no texto: