Folha de S. Paulo


Eduardo Guardia será o número 2 no Ministério da Fazenda

O economista Eduardo Guardia vai substituir Tarcísio Godoy no cargo de secretário executivo do Ministério da Fazenda.

Godoy deixa o posto, no qual estava há apenas três semanas, para assumir a presidência do IRB (Instituto de Resseguros do Brasil).

A Folha apurou que a troca já estava acertada desde o início da gestão Meirelles e que Guardia não foi anunciado antes porque não podia deixar o posto de diretor executivo na BM&FBovespa, que ocupa desde 2013.

Ao longo do dia, circularam informações de que a troca estaria ligada a desentendimentos internos. Essa versão teria surgido por conta de alguns fatores, como o desejo de Godoy de permanecer no cargo, a demora em definir sua nova função e as desavenças entre o secretário e alguns colegas.

De acordo com o ministério, Godoy deixa o posto, que assumiu há apenas três semanas, para "desempenhar função relevante no governo". Não foi informada qual será sua nova função.

Eduardo Guardia foi secretário do Tesouro Nacional no último ano do governo FHC (1995-2002). Também já ocupou o cargo de secretário adjunto de Política Econômica do Ministério da Fazenda. Entre 2003 e 2006, foi secretário de Fazenda de São Paulo, no governo Geraldo Alckmin.

Tarcísio Godoy foi secretário do Tesouro entre 2006 e 2007, no governo Lula, e secretário executivo da Fazenda em 2015, no governo Dilma, quando trabalhou junto com o ex-ministro Joaquim Levy. Voltou ao cargo no mês passado pelas mãos do ministro Henrique Meirelles.


Endereço da página:

Links no texto: