Folha de S. Paulo


Presidente da Caixa quer retomar obras e descarta socorro ao banco

Alan Marques/Folhapress
Brasilia, DF, Brasil, 01/05/2016: O presidente interino Michel Temer em evento de posse de Maria Silva (BNDES), Pedro Parente (Petrobras), Gilberto Occhi (Caixa), Paulo Caffarelli (Banco do Brasil) e Ernesto Lozardo (Ipea) em cerimonia no Palacio do Planalto. Foto: Alan Marques/Folhapress
O novo presidente da Caixa, Gilberto Occhi, e o ministro Henrique Meirelles em evento da posse

O novo presidente da Caixa, Gilberto Occhi, afirmou nesta quarta-feira (1º), após ser empossado no cargo, que o banco terá como prioridade acelerar projetos que estão em andamento e retomar obras paradas por falta de recursos.

Occhi afirmou que irá se reunir nesta semana com os Ministérios das Cidades e do Planejamento para discutir, por exemplo, recursos para as 80 mil unidades do Minha Casa, Minha Vida que estão sendo financiadas pelo banco, algumas delas, paralisadas.

"Vamos retomá-las imediatamente. Temos também emendas parlamentares cujos contratos estão em andamento e vamos estabelecer com os ministros das Cidades e do Planejamento uma medida para a retomada dessas obras", afirmou.

Occhi disse que a Caixa precisa melhorar seus resultados financeiros, mas que não irá abandonar o papel de atendimento ao público de baixa renda e de financiadora do setor produtivo e de obras de infraestrutura.

"O próprio presidente [Michel Temer] fez essa orientação hoje aqui dizendo que não devemos olhar para trás para buscar nenhuma falha. Se elas existirem, vamos corrigir, apurar, mas não vamos suspender nada", afirmou.

Em relação às finanças do banco, o executivo afirmou que a Caixa precisa melhorar sua eficiência, mas que não vê necessidade de recorrer ao governo federal em busca de recursos para manter suas operações.

"Estamos trabalhando numa discussão com a equipe econômica para que a gente possa encontrar as alternativas para que não seja preciso haver uma capitalização na Caixa. A gente vai trabalhar para fazer o contrário, a Caixa contribuir com o seu resultado para o Tesouro Nacional."

Uma possibilidade, segundo ele, é retomar a proposta do governo anterior de abrir o capital da subsidiária Caixa Seguridade, questão que será discutida com o Ministério da Fazenda nesta semana.

Sobre o aumento da inadimplência, uma dos maiores problemas para o banco neste momento, Occhi afirmou que é possível que haja ainda um aumento no indicador, mas que a melhora da economia, quando vier, ajudará a reduzir os atrasos.


Endereço da página: