Folha de S. Paulo


Sites permitem revender reserva de hotel após limite de cancelamento

T.J. Kirkpatrick/The New York Times
Alysa Turner in Washington last month. She sold a hotel reservation to a third party when the hotel would not refund the cost. Credit T.J. Kirkpatrick for The New York Times
Alysa Turner, que repassou reserva pelo Roomer Travel

Em março, Alysa Turner, relações públicas que trabalha em Washington, reservou um quarto no Hilton San Francisco Union Square, mas teve de mudar de planos depois do prazo limite de cancelamento da reserva.

Para evitar desembolsar o dinheiro, ela encontrou um site de revenda de reservas em hotéis chamado Roomer Travel. Postou um anúncio oferecendo sua reserva por US$ 350 menos de 36 horas antes do horário de check-in e conseguiu repassá-la.

O eBay oferece há bastante tempo um serviço que permite revender reservas para férias. Agora, a Roomer Travel, com escritórios em Nova York e Tel Aviv, e a Cancelon, de Boston, oferecem serviços semelhantes com gama mais ampla de opções.

Eles criaram um mercado secundário para quartos de hotéis. Os vendedores podem pedir o preço que quiserem por suas reservas, mas a revenda não é garantida e geralmente há um desconto.

Após a reserva ser vendido, a Roomer Travel cobra 15% de comissão e a Cancelon, 10%. As duas dizem que coordenam o contato com o hotel para que o nome da reserva e o número do cartão de crédito usado como garantia sejam mudados.

Quando um quarto é oferecido nesses sites, ele surge em serviços de viagens como o Kayak e o Trivago. Os quartos da Roomer também são anunciados na Skyscanner, e os da Cancelon no TripAdvisor.

Isso também causa um lado desfavorável para os consumidores. Não há como distinguir essas revendas de reservas dos demais quartos oferecidos diretamente nos sites, o que cria confusão entre os compradores.

Shawn Haag, designer de informação na Universidade de Minnesota, estava procurando um hotel em Orlando (Flórida) com a ajuda do TripAdvisor, e reservou dois quartos por US$ 468. Ficou surpreso quando a confirmação veio da Cancelon e não diretamente do hotel.

"Não conhecia o serviço e fiquei espantado e um pouco inseguro", diz ele.

Tradução de PAULO MIGLIACCI


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