Folha de S. Paulo


Morre o francês magnata dos outdoors Jean-Claude Decaux, aos 78 anos

Pierre Guillaud - 21.set.1978/AFP
(FILES) This file photo taken on September 21, 1978 shows French CEO Jean-Claude Decaux posing in front of his Company in Plaisir-Sainte-Appoline. Jean-Claude Decaux, the inventor of the bus shelter financed by advertising and founder of JC Decaux advertising group died on May 27, 2016 at the age of 78, the group announced. / AFP PHOTO / PIERRE GUILLAUD ORG XMIT: JCD24
Jean-Claude Decaux posa em frente a sua companhia, na França, em 1978

Jean-Claude Decaux, fundador do que hoje é a maior companhia mundial de publicidade externa, morreu aos 78 anos de idade.

Um porta-voz de sua empresa, cotada na bolsa de Paris, confirmou a morte do fundador mas não ofereceu detalhes sobre a causa ou circunstâncias da morte.

Decaux, que renunciou ao seu posto como presidente-executivo da companhia em 2000, transferindo o controle ao seu filho, começou do zero uma empresa que hoje administra mais de um milhão de painéis para outdoors.

Ele é visto como pioneiro no desenvolvimento do chamado "mobiliário urbano", percorrendo a França nos anos 60 a fim de persuadir os governos locais a instalar pontos de ônibus dotados de abrigos, que poderiam ser bancados por publicidade.

Hoje a JCDecaux opera 136 mil abrigos de pontos de ônibus em todo o planeta - em larga medida por conta de uma agressiva campanha de expansão via aquisições na qual ela tomou o controle de muitos rivais de menor porte.

A JCDecaux também opera sistemas de locação de bicicletas em todo o mundo, entre os quais o Velib, de Paris, que conta com mais de 18 mil bicicletas.

Tradução de PAULO MIGLIACCI


Endereço da página: