Folha de S. Paulo


Jornalista Elizabeth Spayd é a sexta ombudsman do 'NYT'

Ramin Talaie/AFP
Fachada do
Fachada do "New York Times", em Nova York (EUA)

A jornalista Elizabeth Spayd, ex-editora do "The Washington Post", vai se tornar a sexta ombudsman do "The New York Times", anunciou o jornal nesta quarta-feira (18).

Ela vai substituir Margaret Sullivan, que era a ombudsman ("public editor", em inglês) do "New York Times" desde 2012 e saiu no mês passado. Sullivan assumiu neste mês uma coluna de crítica de mídia no "Washington Post".

Elizabeth Spayd, que já foi editora e publisher do "The Columbia Journalism Review", entrou no "The Washington Post" em 1988 e passou 25 anos na publicação. Em 2008, foi promovida a editora do jornal, e em 2014 foi para o "The Columbia Journalism Review", publicação que cobre a mídia.

"Liz é uma jornalista excepcionalmente comprometida", afirma Arthur Sulzberger Jr., publisher do "New York Times". "O trabalho dela no 'CJR' e sua longa e bem-sucedida história no 'The Washington Post' deram a ela uma vasta gama de experiências que vai nos servir bem quando ela assumir essa posição essencial como uma representante confiável e engajada de nossos leitores", disse.

Spayd vai iniciar suas funções nos próximos meses, de acordo com um comunicado do veículo, que não especificou a data.

O "NYT" criou a função de ombudsman após um escândalo de plágio em 2003 envolvendo o repórter Jayson Blair.


Endereço da página: