Folha de S. Paulo


Venda do Yahoo! não preocupa, diz líder da empresa no Brasil

Marcio Jose Sanchez - 17.out.12/Associated Press
Sede do Yahoo, na Califórnia; venda da companhia não preocupa líder da empresa no Brasil
Sede do Yahoo, na Califórnia; venda da companhia não preocupa líder da empresa no Brasil

O Yahoo! está vendendo seu negócios de internet, o "coração" da empresa -com empresas como a operadora Verizon e um grupo financiado por Warren Buffett interessados no negócio. Mas Andre Izay, presidente da companhia no Brasil, diz estar "zero" preocupado com o tema.

"Não acho que nada vá mudar em relação ao Brasil, não muda nada em relação ao que temos de fazer aqui", disse ele nesta terça-feira (17), durante apresentação do novo escritório da empresa em São Paulo. "É mais uma troca de acionista, talvez mude a pessoa para quem respondemos, mas não muda o trabalho."

A empresa, pioneira da internet, vem enfrentando quedas de receita e prejuízos crescentes globalmente -Marissa Mayer, a presidente-executiva contratada há quatro anos vinda do Google, ainda não conseguiu criar um produto popular ou conter os maus resultados financeiros. Há também quem critique seu estilo de liderança, culpando-a inclusive por recentes debandadas de executivos.

Para Izay, as críticas ocorrem um pouco porque ela foi "endeusada" ao chegar. "Ela é a melhor CEO que nós já tivemos", diz ele. "Mas estamos criando um novo negócio, trocando o motor do avião com ele voando."

Ele citou, por exemplo, negócios na área de dispositivos móveis (com publicidade em aplicativos, por exemplo, um dos focos atuais da empresa), que praticamente não existia em 2013 e que hoje representam 38% da receita -em um grupo que inclui também a rede social Tumblr, uma das 60 aquisições feitas por Mayer.

Divulgação
Andre Izay, presidente do Yahoo! no Brasil
Andre Izay, presidente do Yahoo! no Brasil

Outra empresa comprada foi ela foi a Flurry, um serviço de estatísticas sobre o mercado de internet móvel. A companhia tem acordo com aplicativos, que permitem que ela rastreie hábitos do usuário (hoje, são 90 milhões de smartphones no mundo).

Com isso o Yahoo! cria uma "persona", quase um personagem, que indica quais seriam os hábitos de consumo da pessoa, sem identificá-la: uma mulher que usa um app de alerta de mamadeira deve ser uma nova mãe ou alguém que usa uma ferramenta de reservas de hotéis, aluguel de carros e reserva de restaurantes pode ser um executivo em viagem de trabalho, exemplificam os executivos.

Esses dados podem ser repassados a anunciantes, que podem usar plataformas do Yahoo! para se comunicar com esse público.

Anúncios desse tipo fazem parte das táticas mais novas de publicidade, que permitem aos anunciantes saber minúcias sobre a vida do público que deseja atingir, cruzando informações dos bancos de dados em posse das empresas de internet, por exemplo, com a localização.

Agrupar esses dados de forma útil é um dos focos da companhia, algo apresentado até como diferencial perante a concorrentes. "O Yahoo! é o único que compartilha informações de e-mail e de buscas", afirma Izay.


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