Folha de S. Paulo


Governo não irá impor reforma trabalhista, diz ministro do Trabalho

Divulgação
deputado Ronaldo Nogueira. Foto Divulgacao
O novo ministro do Trabalho Ronaldo Nogueira

O ministro Ronaldo Nogueira (Trabalho) afirmou nesta segunda-feira (16) que o governo quer chegar a um acordo com as centrais sindicais sobre a necessidade ou não de se propor mudanças na legislação trabalhista brasileira.

Nogueira participou da reunião entre o governo federal e representantes de quatro centrais sindicais que definiu a criação de um grupo para discutir as legislações previdenciária e trabalhista. O grupo começa a trabalhar na quarta-feira (18) e deve apresentar uma proposta em 30 dias.

Em entrevista à Folha, Nogueira disse que a orientação do presidente interino Michel Temer é preservar direitos adquiridos e buscar um consenso dentro do grupo.

"A ideia é chegar a uma conclusão de ambos [os lados], se tem que fazer alteração ou não. Talvez o grupo de trabalho, com os dados que tenha, chegue à conclusão de que não tem de promover nenhuma reforma", afirmou. "Nada tem de ser impositivo."

O ministro disse ainda que a recuperação do emprego passa pela retomada da confiança na economia brasileira e que os dados sobre vagas com carteira assinada devem melhorar nos próximos meses.

"Talvez no mês de maio os números não seja bons. Junho já vai ser bom. Vai ter uma escalada, crescente, positiva."


Endereço da página:

Links no texto: