Folha de S. Paulo


Japão está pronto para intervir se iene ficar volátil demais, diz ministro

Shohei Miyano/Reuters
Ministro das Finanças japonês prometeu agir para conter volatilidade do iene
Ministro das Finanças japonês prometeu agir para conter volatilidade do iene

O ministro das Finanças do Japão, Taro Aso, afirmou nesta segunda-feira (9) que o governo japonês está preparado para intervir no mercado cambial se o iene se tornar volátil demais a ponto de afetar o comércio e a economia do país.

Aso, que foi primeiro-ministro japonês entre 2008 e 2009, também afirmou não achar que os Estados Unidos consideram a política cambial do Japão inapropriada, mas reconheceu que os dois países têm visões diferentes sobre o que seriam altas excessivas do iene que justifiquem uma intervenção.

"Para o Japão, volatilidade excessiva nas movimentações do iene que afetem o comércio e as políticas fiscal e econômica do Japão —sejam altas ou quedas do iene— é indesejada. Se tais movimentações ocorrerem, o Japão está preparado para intervir no mercado", disse Aso ao Parlamento.

O dólar atingiu a mínima de 105,55 ienes na semana passada após os EUA acrescentarem o Japão a uma lista de país que está monitorando devido às políticas cambiais.

Alguns investidores interpretaram a ação como um alerta a Tóquio contra intervenções no mercado. O dólar retomou algum terreno e era negociado em torno de 107 ienes na Ásia nesta segunda-feira.


Endereço da página: