Folha de S. Paulo


Criação de empregos nos EUA em abril é a menor em 7 meses

Jewel Samad/AFP
Criação de emprego nos EUA atinge em abril menor patamar em sete meses
Criação de emprego nos EUA atinge em abril menor patamar em sete meses

A criação de 160 mil postos de trabalho em abril, divulgada nesta sexta-feira (6) pelo Departamento de Trabalho americano, manteve a taxa de desemprego nos Estados Unidos estável em 5% (cerca de 8 milhões de pessoas em busca de vagas).

O crescimento em abril é o menor desde setembro de 2015. O número frustrou o mercado, que previa queda de 0,1 ponto percentual. Também se esperava quebrar a barreira das 200 mil novas vagas.

Criação de vagas de emprego nos EUA - Em mil

O relatório também revisou dados previamente anunciados e cravou em 233 mil postos de fevereiro (antes eram 245 mil) e 208 mil em março (contra 215 mil).

Somado à expansão de 0,5% do PIB (Produto Interno Bruto) no primeiro trimestre, ritmo mais lento em dois anos, o desempenho é um balde de água fria nas previsões de que a economia americana já estivesse em plena recuperação.

A performance pode levar o Federal Reserve (Fed, banco central do país) a adiar a elevação dos juros em junho.

Em março, a participação dos americanos no mercado de trabalho foi estimada em 63%. Em abril, encolheu para 62,8% —mais próxima da marca de 62,4% registrada em setembro do ano passado, a pior desde 1977.

Desemprego nos EUA - Em %


Endereço da página:

Links no texto: