Folha de S. Paulo


Dilma quer Temer fora de anúncios e apressa concessão de aeroportos

A cerca de dez dias de seu possível afastamento da Presidência da República, Dilma Rousseff mandou sua equipe apressar ações na área de aeroportos para não deixar que os anúncios sejam feitos pelo vice Michel Temer, caso ele assuma o Palácio do Planalto.

Novo ministro da Aviação Civil, Carlos Gabas acertou nesta terça-feira (3) os detalhes finais com a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) para aprovar nesta quarta-feira (04) os editais dos quatro aeroportos que serão concedidos à iniciativa privada: Porto Alegre, Salvador, Florianópolis e Fortaleza.

Também nesta terça, Gabas esteve em Goiânia vistoriando as obras de construção do novo terminal do aeroporto daquela cidade para garantir a inauguração na próxima segunda (09), que terá a presença de Dilma.

Os projetos foram concebidos há mais de dez anos. O TCU apontou superfaturamento no contrato de construção e a obra teve que ser cancelada. Somente em 2014 a estatal Infraero conseguiu relicitar o projeto. O atraso da obra custou, entre perda de receita e aumento de custo, mais de R$ 100 milhões.

CONCESSÕES

Depois de a Anac aprovar os editais dos quatro aeroportos, a Secretaria de Aviação Civil planeja até sexta (6) abrir consulta pública sobre as regras. A previsão do governo é que os leilões ocorram até setembro deste ano.

A orientação de Dilma é deixar a marca de seu governo na privatização desses aeroportos. Por isso pediu para acelerar as medidas para garantir que os editais sejam publicados antes do seu provável afastamento.

As concessões não são um caso isolado. Os assessores de Dilma foram orientados a acelerar procedimentos para poder fazer anúncios (como o reajuste do Bolsa Família e a correção da tabela do Imposto de Renda) antes da provável saída da presidente.


Endereço da página:

Links no texto: