Folha de S. Paulo


Consumidor é cético com marcas, diz pesquisa

No mundo, apenas 22% dos consumidores dizem acreditar que as marcas são abertas e honestas. No Brasil, o percentual é menor, 19%.

Um quarto dos entrevistados afirmam que as marcas fazem do mundo um lugar melhor e assumem responsabilidades por suas ações.

O resultado faz parte de estudo da empresa de comunicação corporativa Cohn & Wolfe (dona da Máquina Cohn & Wolfe no Brasil), que ouviu 12 mil consumidores de 14 países.

Jim Joseph, presidente para as Américas da Cohn & Wolfe, afirma que a má avaliação é resultado da combinação de dois principais fatores: reflexos da crise econômica da última década e uma nova forma de consumidores avaliarem as empresas.

Globalmente, a marca mais autêntica é a Disney, seguida por BMW e três expoentes do setor tecnológico: Microsoft, Amazon e Apple.

Apesar de estarem entre as mais autênticas, Amazon e Apple são questionadas em contratações de fornecedores. Joseph argumenta que o importante é que elas tratem seus problemas de forma aberta e honesta.

No topo das marcas mais autênticas na visão dos brasileiros estão O Boticário e Bombril, seguidas pelas multinacionais Johnson&Johnson, Nestlé e Apple.

Alex Hofford - 25.nov.13/Efe
Ativistas protestam contra más condições de trabalho dos funcionários de fornecedora da Apple em Hong Kong
Ativistas protestam contra más condições de trabalho dos funcionários de fornecedora da Apple em Hong Kong

Endereço da página: