Folha de S. Paulo


Venda de petróleo do Irã para a Coreia do Sul quadruplica após fim de sanções

As exportações de petróleo do Irã para a Coreia do Sul mais do que quadruplicaram para 400 mil barris por dia (bpd) desde que as sanções internacionais foram retiradas em janeiro. A afirmação foi feita neste domingo (1) pelo ministro iraniano do Petróleo Bijan Zanganeh, segundo a agência de notícias Shana.

O Irã, cujas exportações para a Coreia do Sul eram de menos de 100 mil bpd antes da retirada das sanções, tem trabalhado para aumentar rapidamente a sua produção. Além de focar em vender aos seus clientes tradicionais na Ásia, também tem enviado carregamentos para a Europa.

De acordo com dados da consultoria Energy Aspects, as importações globais de petróleo do Irã subiram em março para 1,9 milhão de bpd, ante 1,51 milhão de bpd em fevereiro.

PISO

Também neste domingo, o diretor-executivo da IEA (sigla em inglês para a Agência Internacional de Energia), Fatih Birol, afirmou que os preços do petróleo podem ter atingido o piso, mas isso vai depender do crescimento da economia global.

Os preços do petróleo tem sido negociados acima de US$ 40 o barril.

Questionado se os preços do petróleo haviam atingido um piso, ele afirmou: "Pode muito bem ser o caso, mas isso vai depender do crescimento da economia global".

Ele prevê que a demanda global de petróleo cresça 1,2 milhão de barris por dia neste ano, enquanto a produção dos não membros da Opep (Organização dos Países Exportadores de Petróleo) deve cair mais de 700 mil barris por dia.


Endereço da página:

Links no texto: