Folha de S. Paulo


Bancos chineses reduzem teto de provisões para perdas com calotes

Três dos cinco maiores bancos da China cortaram o teto de provisão para perdas com empréstimos para cerca de 150%, um sinal de que o regulador bancário pode estar reduzindo as exigências que os bancos precisam fazer para perdas futuras.

Para grandes bancos comerciais chineses, o movimento pode permitir lucros mais estáveis, mesmo com aumento de empréstimos de má qualidade e com a queda nas receitas com negócios tradicionais, dizem analistas.

O Banco Industrial e Comercial da China (ICBC), maior do mundo, disse nesta semana que cortou a relação entre provisão de perda para empréstimo para 141,21% no final de março, ante 156,34% no fim de 2015. No Banco da China (BOC), a proporção caiu para 149,07%.

O Bank of Communications informou ter reduzido seu índice de 155,57% no trimestre anterior para 151,24%.

Enquanto os índices de inadimplência ficaram estáveis, o volume de empréstimos em atraso no trimestre aumentou em 53,2 bilhões de yuans (US$ 8,21 bilhões).

Os bancos chineses começaram a montar reservas para calotes após o boom de crédito de 2009, elevando os níveis de provisão do sistema no fim de 2015 para cima de 180%, cerca de três vezes a média dos bancos dos Estados Unidos, disse Sophie Jiang, Chefe de pesquisa de bancos do Nomura Kong e para China e Hong Kong.


Endereço da página:

Links no texto: