Folha de S. Paulo


Vendas mundiais de smartphones caem pela primeira vez

Os embarques mundiais de smartphones caíram pela primeira vez, com a "fadiga do iPhone" arrastando a uma queda as vendas da marca antes imbatível da Apple, em meio a um enfraquecimento geral no mercado de novos aparelhos.

Depois de perto de uma década de crescimento estelar, os analistas dizem que o mercado de smartphones chegou a um ponto de inflexão, porque a maioria das pessoas já tem celular, phablet ou tablet.

A Apple popularizou o mercado de smartphones com o lançamento do primeiro iPhone, em 2007. O grupo norte-americano anunciou esta semana que havia sofrido queda de 16% no volume de venda de smartphones no primeiro trimestre, e alertou que o segundo poderia ser ainda pior, o que pôs fim a um notável período de crescimento para a empresa.

"A Apple está enfrentando a fadiga do iPhone e cresce a pressão para que ela inove, com um design revolucionário que deixe para trás a forma retangular habitual", de acordo com o grupo de pesquisa de mercado Strategy Analytics.

Mas a Apple não deve levar a culpa, porque o mercado mundial de smartphones caiu em 3% no primeiro trimestre de 2016, para 334,6 milhões de unidades ante 345 milhões no período em 2015. O trimestre "foi a primeira vez desde que surgiu o mercado moderno de smartphones, em 1996, que os embarques mundiais caíram em termos anualizados".

A Strategy Analytics também apontou para a crescente maturidade de mercados importantes como a China - o maior polo mundial de vendas de smartphones - e a cautela dos consumidores quanto à economia mundial.

A Strategy Analytics informou que a Samsung havia embarcado 79 milhões de smartphones no primeiro trimestre, queda de 4% ante os 82,7 milhões do período em 2015, mas que continuava a liderar o mercado, com participação de 24%.

O mais recente carro chefe da linha Samsung, o Galaxy S7, conseguiu no mínimo sustentar as vendas do grupo sul-coreano, com uma entrada forte no mercado para um aparelho que atraiu críticas positivas. LG e Sony também reportaram vendas fracas de smartphones.

Das três maiores fabricantes mundiais de smartphones, só a chinesa Huawei demonstrou crescimento. A Huawei continua a ser a terceira maior fabricante mundial de smartphones, com 8% do mercado mundial, ante 5% um ano atrás, depois de uma alta de vendas de 64% no ano.

Algumas empresas menos conhecidas começam a ganhar mercado, com a Oppo - uma marca barata popular na Ásia - embarcando 15,5 milhões de smartphones no período e conquistando o quarto lugar.

Os dados da Strategy Analytics não foram confirmados pelos de pesquisa semelhante da IDC, que viu ligeira alta nos embarques mundiais, de 334,3 milhões de smartphones no primeiro trimestre de 2015 para 334,9 milhões no primeiro trimestre deste ano.

Mas os dados da IDC mostram o menor crescimento anual já registrado, sugerindo que a tendência é a mesma ainda que os números difiram ligeiramente.

"Com o amadurecimento do mercado chinês, o apetite por smartphones se desacelerou dramaticamente, já que a disparada na adoção desse tipo de aparelho passou do pico", afirmou a IDC.

Tradução de PAULO MIGLIACCI


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