Folha de S. Paulo


Estaleiro de Cingapura inicia processo de arbitragem contra Sete Brasil

Divulgação
Casco de sonda de perfuração da Sete Brasil
Casco de sonda de perfuração da Sete Brasil

Controladora do estaleiro Jurong Aracruz, a Sembcorp Marine, de Cingapura, informou ter iniciado processo de arbitragem contra a empresa de sondas Sete Brasil, que deve dar entrada no processo de recuperação judicial ainda esta semana. O Jurong tem contrato para construir sete sondas para a companhia brasileira.

Em nota publicada em seu site, a Sembcorp diz que o processo de arbitragem tem como objetivo "preservar os interesses do grupo nos contratos com a Sete". Em seu último balanço, a companhia lançou perdas de 329 milhões de dólares de Cingapura, o equivalente a R$ 862,27 milhões, ao câmbio desta segunda-feira (25), com esses contratos.

Na quarta-feira (20), os acionistas da Sete Brasil decidiram pelo processo de recuperação judicial. Com uma dívida estimada em R$ 17 bilhões, a companhia vem tendo dificuldades para levantar recursos para concluir as sondas.

O processo, que está sob coordenação da consultoria Alvarez&Marsal e do escritório de advocacia de Sérgio Bermudes, será protocolado esta semana, de acordo com Bermudes.

"A Sembcorp Marine continua a monitorar de perto a situação e avaliar as implicações", disse a companhia, em comunicado publicado na sexta (22). A Sembcorp controla a Jurong Shipyards, empresa de construção naval que é a principal acionista do Jurong Aracruz.

Localizado em Aracruz (ES), o estaleiro foi viabilizado pelos contratos com a Sete Brasil. Atualmente, tem quatro obras em andamento para a empresa de sondas - a mais adiantada delas, Arpoador, com 84,76% de avanço.


Endereço da página: