Folha de S. Paulo


Site da Anatel sai do ar após protesto de hackers por limites à banda larga

Alan Marques/Folhapress
O presidente da Anatel, João Batista de Rezende
O presidente da Anatel, João Batista de Rezende

O site da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) enfrenta instabilidade, em razão de ataques de hackers. Eles criticam a posição do órgão em relação aos planos de operadoras de adotar limites de dados nos pacotes de internet fixa oferecida no Brasil.

"O resultado final [dessa estratégia] será a prejudicial aos inúmeros produtores de conteúdo, a diminuição da relevância da rede para a comunicação da população e uma constante elitização deste espaço antes tão celebrado por seu teor democrático", diz o grupo hacktivista Anonymous em uma mensagem no Facebook em que anuncia os ataques.

O método usado para derrubar o site da Anatel é bastante conhecido, chamado "negação Distribuída de Serviço" (DDoS, na sigla em inglês), em que os hackers direcionam um alto volume de acessos simultâneos para sobrecarregar os servidores. O grupo também começou a divulgar telefones dos presidentes das operadoras para estimular os internautas a protestar.

"O site está realmente com problemas desde quarta-feira. A agência está agindo o mais rápido possível para normalizar o funcionamento", informou a Anatel. Segundo a assessoria da instituição, os problemas se limitam ao acesso ao site, e não atingem serviços.

Nesta semana, o presidente da Anatel, João Rezende, afirmou que "a era da internet ilimitada acabou". Segundo a agência, não há mais possibilidade para que as operadoras de banda larga fixa ofereçam serviços sem uma limitação, o que obrigará o segmento a migrar para o modelo de franquias, semelhante aos serviços de internet móvel.

Com isso, usuários seriam obrigados, por exemplo, a baixar o consumo de vídeos, que consomem muitos dados.

Do lado das operadoras, a estratégia varia. A Vivo havia anunciado que começaria a aplicar o bloqueio a partir de 2017, mas agora diz que não vai fazer isso "por tempo indeterminado", e que sempre "desde planos mais acessíveis até planos ilimitados". A Net já reduz a velocidade de usuários que estouram o pacote, e a Oi diz que não faz nenhuma das duas coisas.


Endereço da página:

Links no texto: