Folha de S. Paulo


BMW decide exportar carros produzidos no Brasil para os EUA

A BMW Group decidiu exportar modelos produzidos em sua fábrica em Araquari (SC) para os Estados Unidos, a partir de julho deste ano.

No primeiro embarque serão enviados 10 mil unidades do modelo BMW X1. Segundo a empresa, para iniciativa, deverão ser criados cerca de 300 novos postos de trabalho temporários, que se somam aos cerca de 700 colaboradores que já atuam na fábrica.

"Além de fortalecer a nossa posição no mercado, a iniciativa demonstra que a fábrica de Araquari atende a todos os requisitos de qualidade e eficiência exigidos pelo BMW Group", disse, por meio de comunicado, o presidente da BMW Group Brasil, Helder Boavida.

O plano de exportação foi formalizado na última terça-feira (19), após reunião em Brasília (DF) envolvendo Fernando de Magalhães Furlan, Secretário Executivo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC); Margarete Gandini, Diretora do Departamento de Indústria para a Mobilidade e Logística da Secretaria de Desenvolvimento e Competitividade da Indústria; o Presidente e CEO do BMW Group Brasil, Helder Boavida; o Vice-Presidente Sênior responsável pela fábrica Araquari, Carsten Stöcker; Gleide Souza, Diretora de Relações Governamentais do BMW Group Brasil.

A proposta de produzir e exportar o novo BMW X1 para os EUA surgiu por conta do aumento expressivo da demanda pelo modelo naquele país, complementando o volume que atualmente é atendido exclusivamente pela fábrica do BMW Group em Regensburg, no sul da Alemanha.

"Esse projeto é estratégico para a operação da nossa fábrica em Araquari na medida em que nos permite explorar de maneira mais efetiva a capacidade de produção local", afirmou o vice-presidente sênior responsável pela fábrica do BMW Group em Araquari, Carsten Stöcker.


Endereço da página:

Links no texto: