Folha de S. Paulo


Receita Federal lança vídeo com dicas para fazer a declaração de IR

A TV Receita lançou ontem um vídeo para a declaração do IR das pessoas físicas deste ano.

As imagens apresentam as novidades, além de enfatizar de forma lúdica e simplificada os pontos básicos da declaração. Com bom humor e de forma descontraída, o contribuinte é lembrado de informações essenciais, como o limite de isenção, os valores de multa por não entrega, os rendimentos tributáveis, a opção por desconto simplificado e os itens do patrimônio que devem ser declarados.

Segundo a Receita, a opção pelo uso de animação e de linguagem didática, sucinta e dinâmica resulta da grande aceitação e do sucesso que os vídeos nesse formato vêm obtendo com o público e nas redes sociais.

O vídeo está no canal da Receita no YouTube.

89 - Recebo aluguel de pessoa física, mas pago o IPTU. Como declaro? (H.S.P.).

Informe o valor do aluguel, menos o valor pago de IPTU, na ficha Rendimentos tributáveis recebidos de PF/exterior, na aba Outras informações, coluna Aluguéis.

90 - Como informo rendimento tributável com IR sob exigibilidade suspensa? (C.A.S.).

Informe na ficha Rendimentos tributáveis de PJ (Imposto com exigibilidade suspensa) o nome da fonte pagadora, o CNPJ, o valor do rendimento tributável e os depósitos judiciais do imposto (este último campo refere-se ao valor do IR retido).

91 - Obtive empréstimo de R$ 100 mil com um familiar. O dinheiro está aplicado em LCA. Como declaro? (J.E.).

Na ficha Dívida e ônus reais (código 14), informe os R$ 100 mil no campo de 2015. Na ficha Bens e direitos (código 45), discrimine a aplicação financeira e preencha o campo 2015 com o saldo naquela data.

Saiba mais sobre o IR
folha.com/ir2016


Endereço da página:

Links no texto: