Folha de S. Paulo


Petrobras convoca assembleia para aprovar reestruturação e Conselho

A Petrobras convocou para 28 de abril assembleias para aprovar uma proposta de reforma de seu estatuto social, com um novo modelo de governança que incluiria a redução do número de diretorias executivas da companhia, bem como para eleger membros do Conselho de Administração, segundo comunicado divulgado pela empresa nesta segunda-feira (28).

A estatal havia adiantado no final de janeiro que promoveria uma revisão na gestão e governança que incluiria, entre outras medidas, a redução do número de diretorias de sete para seis e a centralização de atividades, o que a companhia estimou na ocasião que poderia reduzir custos em R$ 1,8 bilhão por ano.

Segundo o comunicado desta segunda-feira, será realizada uma assembleia extraordinária, para apreciação do novo estatuto, e uma ordinária, que elegerá o presidente do Conselho de Administração da petrolífera, bem como 10 membros do colegiado, incluindo representantes dos trabalhadores, dos acionistas minoritários e dos acionistas preferenciais.

O estatuto social que será levado à aprovação dos acionistas incluirá questões como a mudança no prazo dos mandatos dos conselheiros de administração, de um para dois anos, além da retirada de previsão de conselheiros suplentes.

O novo estatuto também prevê que membros da diretoria executiva da estatal só poderão assumir cargos de administração em subsidiárias integrais, controladas e coligadas se houver justificativa e aprovação pelo Conselho.

A assembleia ordinária ainda aprovará as demonstrações financeiras da companhia em 2015 e elegerá o conselho fiscal.


Endereço da página:

Links no texto: