Folha de S. Paulo


'Você compra e nós doamos' vira lema de lojas nos EUA

Kevin Hagen/The New York Times
-- PHOTO MOVED IN ADVANCE AND NOT FOR USE - ONLINE OR IN PRINT - BEFORE MARCH 20, 2016. -- Bombas co-founders Randy Goldberg, left, and David Heath pass out their companyâ€s socks during lunch at The Bowery Mission in New York, Feb. 29, 2016. Bombas gives a pair of socks to a homeless person for every pair it sells, joining a growing list of â€buy one, give one†companies. (Kevin Hagen/The New York Times) ORG XMIT: XNYT31 ***DIREITOS RESERVADOS. NÃO PUBLICAR SEM AUTORIZAÇÃO DO DETENTOR DOS DIREITOS AUTORAIS E DE IMAGEM***
Start-up nova-iorquina "Bombas" doa a moradores de rua, desde 2013, um par de meias a cada venda

David Heath, 32, fundou com o amigo Randy Goldberg, a Bombas, uma start-up sediada em Nova York que fabrica o que ele define como "as meias mais inovadoras dos últimos 20 anos".

Custam até US$ 18 o par (R$ 67) e ostentam cores brilhantes, com um logotipo de abelha. A Bombas vem ganhando reputação pelo design e pelo modelo de negócios que adotou. Para cada par de meias que vende, a empresa doa um par para alguém necessitado.

Heath e Goldberg atendem a uma necessidade real. Meias são o item mais solicitado nos abrigos de moradores de rua, que não aceitam peças usadas. Desde 2013, eles já doaram mais de 900 mil pares de meias.

Antes de lançar a empresa, eles passaram dois anos pesquisando o negócio das meias e desenvolvendo protótipos e concluíram que havia campo para inovar.

BOLHAS

Criaram uma meia com calcanhar sem costura, suporte acolchoado para a planta do pé, sistema de apoio para as articulações, elásticos que seguram as meias na posição devida e proteção contra bolhas na porção traseira das meias curtas.

O objetivo era "vender mais para doar mais". Em outubro de 2013, a Bombas levantou US$ 145 mil em capital via Indiegogo, um site de crowdfunding. Um ano depois, ela obteve US$ 1 milhão em capital inicial de amigos e familiares.

Ao tornar o altruísmo parte de seu modelo de negócios, a Bombas passou a fazer parte da crescente lista de empresas cujo negócio se baseia em doar alguma coisa a cada produto que vendem.

A Toms, fabricante de calçados sediada em Los Angeles, foi a pioneira: dá sapatos para crianças de países em desenvolvimento. Nos últimos anos, essa abordagem se estendeu a produtos como óculos, barras de cereais, sabonete, escovas de dente e até comida para cachorros.


Tradução de PAULO MIGLIACCI


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