Folha de S. Paulo


Serviços "uberizados" devem continuar a se expandir

Kai Pfaffenbach/Reuters
Uber, de transporte de passageiros, entra no setor de entrega de comidas
O serviço de transporte Uber pauta o modelo de negócios de empresas em diversos setores

Especialistas afirmam que há potencial para novos aplicativos inspirados no modelo do Uber. As condições são estar em um setor em que os clientes fazem pedidos constantes e não se importam de ter um prestador de serviços diferente em cada atendimento, diz Marcelo Nakagawa, professor do Insper.

Um risco é o cliente passar a contratar o profissional diretamente, sem usar a ferramenta. Talis Gomes, fundador da Singu, para serviços de beleza, afirma que o treinamento reduz a chance de o cliente abandonar o aplicativo, pois padroniza o serviço.

Já a DocWay, que possibilita chamar médicos via aplicativo, apostará em uma nova versão do serviço que permitirá ao cliente ver a agenda dos médicos cadastrados na plataforma e escolher o de sua preferência. A nova versão deve ser lançada nas próximas semanas, diz o fundador, Fábio Tiepolo.

Arão Sapiro, professor de empreendedorismo do Mackenzie, diz que as plataformas são uma evolução de algo que sempre criou oportunidades de lucro: a necessidade de encontrar profissionais com boas referências.


Endereço da página: