Folha de S. Paulo


Dólar em alta pressiona bolsas asiáticas; ações europeias recuam

Rolex Dela Pena/Efe
Investidor observa painel de uma casa de corretagem em Pequim, na China
Investidor observa painel de uma casa de corretagem em Pequim, na China

As ações chinesas caíram mais de 1% nesta quinta-feira (24), pressionadas pelos papéis de matérias-primas, após a mídia estatal noticiar que 35 corretoras domésticas retomaram suas atividades de vendas a descoberto após um longo hiato. A operação consiste na venda de uma ação que a instituição não tem em sua carteira, ela aluga o ativo para vendê-lo.

O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em Xangai e Shenzhen, recuou 1,68%, enquanto o índice de Xangai teve queda de 1,62%.

Muitas instituições financeiras da China haviam voluntariamente suspendido suas atividades de empréstimo de margem e de vendas a descoberto de ações durante as pesadas quedas do mercado chineses em meados de 2015, em resposta à forte pressão de Pequim.

O movimento pode ter um impacto psicológico em um mercado que está enfrentando o aumento da pressão de vendas depois de uma recuperação robusta.

No restante do continente as ações também recuaram, pressionadas pela alta do dólar depois de outra autoridade do Federal Reserve, o banco central dos Estados Unidos, falar da possibilidade de mais de um aumento de juros este ano.

Às 7h37 (horário de Brasília), o índice MSCI que reúne ações da região Ásia-Pacífico, com exceção do Japão, caía 1,08%, com a tendência dos investidores dos mercados acionários de não aceitarem bem qualquer sinal de aperto da política monetária norte-americana.

O presidente do Fed de St. Louis, James Bullard, se juntou ao coro de autoridades que apontam o risco de ao menos dois aumentos de juros este ano, com o primeiro talvez já em abril.

Em Tóquio, o índice Nikkei recuou 0,64%, a 16.892 pontos.

Em Hong Kong, o índice HANG SENG caiu 1,31%, a 20.345 pontos.

Em Xangai, o índice SSEC perdeu 1,62%, a 2.961 pontos.

O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em Xangai e Shenzhen, retrocedeu 1,68%, a 3.181 pontos.

Em Seul, o índice KOSPI teve desvalorização de 0,46%, a 1.985 pontos.

Em Taiwan, o índice TAIEX registrou baixa de 0,26%, a 8.743 pontos.

Em Cingapura, o índice STRAITS TIMES desvalorizou-se 1,20%, a 2.847 pontos.

Em Sydney, o índice S&P/ASX 200 recuou 1,13%, a 5.084 pontos.

EUROPA

As ações europeias também caíam pela quarta sessão seguida nesta quinta-feira, com os preços fracos das commodities e as declarações da autoridade do Federal Reserve.

O índice de matérias-primas STOXX Europe 600 Basic Resources recuava 3,34%, maior queda setorial, com o dólar mais firme tornando os metais mais custosos aos detentores de outras moedas e pressionando os preços dos principais metais industriais. As ações de Anglo American, Glencore, Rio Tinto e Fresnillo recuavam.

Às 8h12 (horário de Brasília), o índice das principais ações europeias FTSEurofirst 300 tinha queda de 1,2%, a 1.320 pontos, no último dia de operações da semana, provavelmente com os volumes se mantendo baixos antes do feriado de Páscoa.

Em seu boletim econômico dessa quinta-feira, o BCE (Banco Central Europeu), avaliou que o crescimento econômico da zona do euro deve acelerar mais nos próximos anos, mas a demanda externa fraca e a desaceleração dos mercados emergentes vão afetar a recuperação.

Em uma perspectiva em linha com as projeções do BCE apresentadas na reunião de 10 de março, o banco acrescentou que a dívida governamental vai diminuir gradualmente e mais consolidação é necessária para colocar proporção da dívida pública em trajetória descendente.

Em Londres, o índice Financial Times recuava 1,32%, a 6.117 pontos.

Em Frankfurt, o índice DAX caía 1,38%, a 9.884 pontos.

Em Paris, o índice CAC-40 perdia 1,84%, a 4.342 pontos.

Em Milão, o índice Ftse/Mib tinha desvalorização de 1,10%, a 18.259 pontos.

Em Madri, o índice Ibex-35 registrava baixa de 0,91%, a 8.845 pontos.

Em Lisboa, o índice PSI20 desvalorizava-se 0,83%, a 5.110 pontos.


Endereço da página:

Links no texto: