Folha de S. Paulo


Empresário Abilio Diniz pode ampliar participação no Carrefour

Divulgação/@_openspace_
O empresário Abilio Diniz durante evento da empresa de gestão empresarial HSM
O empresário Abilio Diniz durante evento da empresa de gestão empresarial HSM

O empresário Abilio Diniz foi indicado para ocupar um assento no conselho do Carrefour Global e avisou às autoridades regulatórias francesas que poderá ampliar sua participação na companhia.

Abilio já era "conselheiro observador" desde janeiro deste ano. O posto só permitia que ele participasse das reuniões do conselho de administração em que são discutidas as estratégias globais da companhia.

A indicação do empresário brasileiro para um vaga no conselho será submetida a votação em maio. Só depois disso, Abilio será efetivado no posto.

Seu nome foi indicado não só por ser um dos principais acionistas, mas pela experiência dele à frente do Grupo Pão de Açúcar, rede fundada por seu pai em 1948 e que passou para as mãos do Casino, rival do Carrefour.

Com a saída definitiva de Abilio do Pão de Açúcar, a Península, empresa de investimentos da família Diniz, começou a adquirir participação em empresas.

Em abril de 2015, chegou a 5,07% de participação do Carrefour Global e, naquele momento, avisou que não ampliaria essa posição.

Agora, com a indicação ao conselho do Carrefour, Abilio mudou de ideia e, como o Carrefour tem ações negociadas na Bolsa, foi obrigado a seguir as regras do mercado francês e avisar que poderá investir mais. Os valores ainda não estão definidos.

Ao todo, a Península já destinou cerca de R$ 7 bilhões ao grupo Carrefour. Abilio também possui 12% do Carrefour no Brasil.

A Península administra cerca de R$ 10 bilhões em investimentos realizados em empresas como BRF, Carrefour e Anima Educação. Esses investimentos são feitos diretamente ou por meio de fundos de investimento.


Endereço da página:

Links no texto: