Folha de S. Paulo


Disputa pelo futuro do carro autônomo fica mais acirrada

New York Times
In an undated handout photo, Dan Ammann, right, president of General Motors, with the co-founders of Cruise Automation, Kyle Vogt, center, and Daniel Kan. General Motors said on March 11, 2016, that it was acquiring the software firm Cruise Automation as part of its larger effort to develop fully autonomous vehicles. (General Motors via The New York Times) -- NO SALES; FOR EDITORIAL USE ONLY WITH GM CRUISE ACQUISITION BY BILL VLASIC and MIKE ISAAC FOR MARCH 11, 2016. ALL OTHER USE PROHIBITED.
Dan Ammann (à direita), presidente da GM, ao lado dos fundadores da Cruise, Kyle Vogt e Daniel Kan

A compra pela GM de uma start-up de veículos autônomos por mais de US$ 1 bilhão intensifica a corrida entre as grandes montadoras e as gigantes americanas de tecnologia pelo controle sobre o futuro da direção dos carros.

A aquisição da Cruise, empresa de San Francisco (EUA), pela maior montadora norte-americana aconteceu no mesmo dia em que a rival Ford anunciou que estava criando uma divisão separada para a Ford Smart Mobility, subsidiária que tem como meta o desenvolvimento de tecnologias de transporte.

Dan Ammann, presidente da General Motors, afirmou ter ficado impressionado com a rapidez do desenvolvimento da Cruise, que oferece kits que convertem veículos atuais em autônomos.

"Eles pegaram os problemas mais difíceis e desafiadores e estão resolvendo em um ritmo impressionante."

Nas últimas semanas, a GM tem feito uma série de investimentos, como a criação de um serviço de compartilhamento de carros (Maven) e a aliança com a Lyft (rival do Uber) para desenvolver uma rede sob demanda de veículos autônomos. "Com esse negócios, temos uma série de peças do quebra-cabeça que vão nos permitir definir o futuro da mobilidade."

Para Mark Wakefield, chefe do setor automotivo da consultoria AlixPartners, o futuro do desenvolvimento dos carros autônomos será de "mais e mais parcerias" entre montadoras e empresas do Vale do Silício.

Hoje esses setores estão ao mesmo tempo em uma competição feroz e atuando em parceria nos esforços para colocar nas estrados carros genuinamente autônomos.

Enquanto grupos como Google e Apple pareceram em certo momento determinados a suplantar as grandes montadoras, os desafios se mostraram tamanhos que algumas companhias buscaram alianças, explorando os respectivos conhecimentos de cada empresa.


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