Folha de S. Paulo


Queda de 31% nas compras brasileiras preocupa Argentina

Juan Mabromata - 16.fev.2016/AFP
Argentina's President Mauricio Macri talks to the press after a working meeting with Italy's Prime Minister Matteo Renzi at Casa Rosada in Buenos Aires on February 16, 2016. Renzi is on two-day official visit to Argentina. AFP PHOTO / JUAN MABROMATA ORG XMIT: MAB052
Mauricio Macri, presidente da Argentina, país que tem o Brasil como principal parceiro comercial

A queda no consumo brasileiro derrubou as vendas da Argentina para o Brasil e tornou-se uma das maiores preocupações dos empresários do país vizinho.

Nos dois primeiros meses deste ano, o Brasil importou 31% a menos da Argentina na comparação com o mesmo período de 2015 –ano em que também houve desempenho fraco do comércio bilateral.

Em janeiro deste ano, 13,2% do exportado pela Argentina teve como destino os portos brasileiros. No mesmo mês de 2015, essa participação alcançava 18,9%.

CRISE CHEGA À ARGENTINA - Brasil tem em 2015 segunda queda nas exportações para o vizinho

Apesar do recuo, ainda não há outro mercado que tenha tanta importância comercial para a Argentina. O segundo e o terceiro maior parceiro em janeiro, atrás do Brasil, foram Chile e China, que compraram apenas 6% e 4% do total, respectivamente.

"A crise brasileira é um problema adicional para nossa economia, que já está em uma situação complicada por causa dos ajustes implementados pelo governo", diz Gastón Rossi, da consultoria LCG.

O presidente Mauricio Macri, que assumiu o cargo em dezembro de 2015, vem tentando reduzir o deficit fiscal com cortes no gasto público, o que deverá resultar em uma retração do PIB neste ano. O FMI projeta recuo de 1%.

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Participação do Brasil nas exportações argentinas, em %

VEÍCULOS

A indústria automotiva é a que mais vem sofrendo por causa da crise no outro lado da fronteira. No primeiro bimestre, a produção argentina de carros diminuiu 27,1%, e as exportações, 42,4%.

Com exceção de Peru, Equador e Paraguai, todos os compradores de automóveis argentinos reduziram a demanda no período. O Brasil, porém, foi o grande responsável pelo recuo de mais de 40%, pois, sozinho, tem uma participação de 82,6% nas exportações do setor. Esse número foi, por muito tempo, superior a 90%.

Fábricas da Volkswagen e da Fiat reduziram suas produções, principalmente as de linhas que atendem o Brasil.

A alternativa que aparece para os argentinos é recorrer a outros países. O problema, segundo o economista Mariano Lamothe, da consultoria Abeceb, é que não há muitos outros mercados com tantos consumidores como o Brasil.

O economista Gastón Rossi lembra que não é simples conquistar clientela em locais ainda não explorados.

"Aconteceu com o Brasil quando o governo de Cristina Kirchner [2007-2015] passou a adotar medidas protecionistas. Os brasileiros não conseguiram encontrar rapidamente um parceiro que nos substituísse", diz.

Em uma reunião realizada em fevereiro pela União Industrial Argentina (equivalente à CNI), a situação brasileira figurou entre os assuntos mais debatidos.

Além da redução da demanda, também preocupa a possibilidade de as indústrias do Brasil, com grande capacidade ociosa, invadirem o mercado argentino com seus produtos.

Enquanto a desvalorização do real tornou os itens fabricados no Brasil mais competitivos, a inflação argentina continua encarecendo as mercadorias do país.


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