Folha de S. Paulo


Curto-circuito provoca apagão de duas horas em parte da região Norte

Tarso Sarraf/Folhapress
TUCURUI, PA, BRASIL, 20-12-2012, : vista Eclusas de Tucurui ao lado da Usina Hidreletrica de Tucurui e uma central hidroeletrica no Rio Tocantins, no municipio de Tucurui (a cerca de 400 km ao sul de Belém), no estado do Para (Foto: Tarso Sarraf/Folhapress, ESPECIAL) ***EXCLUSIVO FOLHA****
Vista de eclusa no Rio Tocantins

Um 'apagão' atingiu na manhã desta quarta (2) os Estados do Amazonas, do Pará, parte do Maranhão e Macapá, capital do Amapá. Em alguns casos, a falta de energia na região durou cerca de duas horas.

A Eletronorte informou, durante uma entrevista coletiva pela manhã, que o problema foi causado por um curto- circuito. A falha acabou provocando uma explosão no transformador da corrente do sistema de proteção da subestação da usina hidrelétrica de Tucuruí.

Segundo o ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico), o sistema onde ocorreu a falha é de responsabilidade da empresa Vila do Conde Transmissora de Energia. Como consequência, a usina hidrelétrica de Tucuruí (da
Eletrobras/Eletronorte) foi automaticamente desligada, separando uma parte da região Norte do restante do Sistema Interligado Nacional.

Ainda segundo o operador, será realizada uma reunião nesta semana para discutir o caso.

Em Belém, a falha teve início por volta de 8h20. Na região, hospitais públicos tiveram de funcionar com auxilio de geradores.

A Celpa, concessionária de energia elétrica do Estado, disse, em nota, que em algumas cidades o problema só foi totalmente resolvido por volta das 11 horas. Disse ainda que a Central de Atendimento ao cliente também foi afetada, mas que já está funcionando normalmente.


Endereço da página: