Folha de S. Paulo


Veja como declarar fertilização in vitro no Imposto de Renda

Chico Ferreirar - 19.nov.2013/Folhapress
Despesas com fertilização in vitro podem ser deduzidas do Imposto de Renda
Despesas com fertilização in vitro podem ser deduzidas do Imposto de Renda

Os procedimentos médicos relacionados à fertilização in vitro podem ser deduzidos do Imposto de Renda, afirma Juliana Fernandes, especialista em Imposto de Renda da MG Contécnica.

Ela explica que pagamentos efetuados a médicos e hospitais, assim como as despesas com exames laboratoriais, realizados no âmbito de procedimento de reprodução assistida por fertilização in vitro, devidamente comprovados, são dedutíveis na declaração da esposa, que é a paciente do tratamento médico.

Somente poderão ser deduzidos da declaração do cônjuge caso a mulher conste como dependente do mesmo.

Por outro lado, despesas com armazenamento de óvulos e embriões, coleta, seleção e armazenagem de células-tronco oriundas de cordão umbilical não são dedutíveis. A Receita entende que não se trata de um cuidado com a saúde do contribuinte.

Despesas com medicamentos também não são dedutíveis, a menos que integrem a conta emitida por estabelecimento hospitalar.

Editoria de Arte/Folhapress

O QUE REDUZ A MORDIDA DO LEÃO
Nem toda despesa com saúde pode ser abatida do IR

1) Enfermeiro

Só é possível declarar gastos com enfermeiros e cuidados médicos domiciliares caso essas despesas apareçam na conta do hospital. Do contrário, o enfermeiro é considerado trabalhador doméstico e pode ter apenas parte de seu INSS abatido.

Editoria de Arte/Folhapress

2) Análise

Sessões com psicólogos são dedutíveis desde que o profissional seja registrado e formado em psicologia. Terapeutas e psicanalistas com outras formações não podem ser incluídos.

Editoria de Arte/Folhapress

3) Próteses

Próteses dentárias e ortopédicas podem ser listadas no IR. Silicone e outros enxertos podem aparecer em contas médicas, assim como aparelhos ortodônticos, marca-passos e lentes intraoculares. Mas eles não são dedutíveis caso o paciente os compre por fora.

Editoria de Arte/Folhapress

4) Fisioterapeuta

Honorários de fisioterapeutas com registro profissional podem ser abatidos integralmente do IR.

Editoria de Arte/Folhapress

5) Óculos

Assim como medicamentos adquiridos em farmácias, óculos e lentes de contato não podem ser listados no Imposto de Renda.

Editoria de Arte/Folhapress

Endereço da página: