Folha de S. Paulo


Folhainvest responde: Quero investir para minhas netas. O que supera a poupança?

A pergunta foi enviada pelo leitor H.D.P., de São Paulo (SP).

RESPOSTA DE MAURO CALIL, CONSULTOR FINANCEIRO DO BANCO OURINVEST - Parabéns por sua decisão. Formar patrimônio para as crianças é mais do que dar presente, é dar futuro. Muitas são as aplicações financeiras que rendem mais que a poupança. Na verdade praticamente todas as formas de renda fixa e, dependendo do prazo, também a renda variável. Importante salientar as premissas de seu investimento.

A primeira é que será de longo prazo. As meninas têm 3 e 7 anos, ou seja, deverão ser ao menos 10 anos investindo. Outra premissa: você começa com R$ 10 mil e depois pretende aplicar R$ 100 por mês. Não acho interessante os planos de previdência com 100% de renda fixa.

As rentabilidades seriam menores que aquelas conseguidas com investimentos diretos. Se for optar pelos planos de previdência opte pelo VGBL cujo imposto incide somente sobre os rendimentos e com uma grande fatia de renda variável, ao menos 30%.

Os aportes regulares e o tempo darão conta de entregar uma rentabilidade generosa às suas netas. Importante salientar que o investimento deve ser feito no nome e CPF delas. Isso facilitará muito a utilização do dinheiro por parte delas quando chegar a hora.


Endereço da página: